Marcelo Rebelo de Sousa estende as felicitações a toda a Igreja Católica e à Conferencia Episcopal Portuguesa, numa «nova fase na sua vida, na qual serão aprofundadas as excelentes relações entre o Estado português e a Igreja»

Lisboa, 08 mai 2025 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o Papa Leão XIV pela sua eleição no conclave que decorreu desde quarta-feira, no Vaticano.
“O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações ao Papa Leão XIV, na sequência da sua escolha para Chefe do Estado do Vaticano e Sumo Pontífice da Igreja Católica. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa expressa a profunda alegria com que, em seu nome pessoal e em nome do Povo Português, saúda o Papa Leão XIV”, pode ler-se no site da presidência da República.
O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi hoje eleito como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.
O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
Marcelo Rebelo de Sousa estende as felicitações “à Igreja católica” e aos bispos em Portugal, numa altura em que, diz, “se abre uma nova fase na sua vida, na qual serão aprofundadas as excelentes relações entre o Estado português e a Igreja”.
O novo Papa nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago (EUA); em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.), na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, e emitiu os votos solenes a 29 de agosto de 1981.
Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Angelicum), sendo ordenado sacerdote a 19 de junho de 1982.
O Papa Francisco nomeou-o administrador apostólico da Diocese de Chiclayo (Peru) a 3 de novembro de 2014, elevando-o à dignidade episcopal de bispo titular da Diocese de Sufar.
A 7 de novembro, tomou posse canónica da diocese na presença do Núncio Apostólico e foi ordenado bispo a 12 de dezembro de 2014, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral da sua diocese.
Francisco nomeou-o membro da Congregação para o Clero em 2019 e membro da Congregação para os Bispos em 2020, ano em que foi designado administrador apostólico da Diocese de Callao.
No Vaticano, foi prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 30 de janeiro de 2023, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
O Papa Francisco criou-o cardeal no Consistório de 30 de setembro de 2023, sendo considerado um colaborador próximo do seu antecessor, tendo sido um dos responsáveis pela gestão do Vaticano junto do Caminho Sinodal Alemão.
LS/OC