«Acolhemos com grande alegria o Papa Leão XIV», partilha Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento
Lisboa, 09 mai 2025 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), acolheu com “grande alegria” o novo Papa, Leão XIV, e destaca do seu discurso inicial as palavras ‘a paz esteja com todos vós’.
“Na certeza de que aqui, incondicionalmente, todos têm lugar, reabrimo-nos a cada instante ao diálogo que constrói pontes, e permanecemos fiéis à promoção da justiça, aquela que possibilita uma paz desarmada e desarmante”, escreve a FEC, Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, numa reação à eleição do novo Papa.
O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, assumindo o nome de Leão XIV, esta quinta-feira, dia 8 de maio, após dois dias de Conclave.
“Acolhemos com grande alegria o Papa Leão XIV”, começa por assinalar o organismo da CEP, que destaca as suas primeiras palavras do discurso inicial, na nota enviada à Agência ECCLESIA.
“A paz esteja com todos vós”, disse Leão XIV, desde a varanda central da Basílica de São Pedro, antes da bênção ‘Urbi et Orbi’, primeiro ato público do Papa, numa intervenção escrita, apresentando-se visivelmente emocionado.
O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
“O início do seu Pontificado renova a esperança de uma Igreja profética e missionária, incarnada na vida do seu povo”, acrescenta a Fundação Fé e Cooperação.
A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.
A FEC é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, que tem como missão promover o desenvolvimento humano integral, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça.
Este organismo da Conferência Episcopal Portuguesa que, atualmente, tem projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, foi criado em 1990.
CB/OC
Especial: «A paz esteja com todos vós» – as primeiras palavras de Leão XIV (c/vídeo)