Leão XIV: «@Pontifex» é a conta oficial do Papa no Instagram e X

Primeira publicação no Instagram recupera mensagem deixada pelo pontífice, no primeiro ato público, acompanhada de imagens do início do pontificado

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 13 mai 2025 (Ecclesia) – O Dicastério para a Comunicação (Santa Sé) anunciou hoje que Leão XIV “optou por manter uma presença ativa nas redes sociais” através da conta @Pontifex,  X e no Instagram.

“[Leão XIV] herdou as contas @Pontifex no X que foram utilizadas pelo Papa Francisco e, antes disso, por Bento XVI, que são publicadas em nove línguas (inglês, espanhol, português, italiano, francês, alemão, polaco, árabe e latim) e contam com um total de 52 milhões de seguidores”, informou um comunicado divulgado esta tarde pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Os conteúdos publicados pela Papa Francisco vão ser arquivados numa secção especial do sítio institucional da Santa Sé www.vatican.va/

O Dicastério para a Comunicação, organismo da Santa Sé, explica que no Instagram a conta chama-se @Pontifex – Papa Leão XIV, a única conta oficial do pontífice na plataforma, em continuidade com a conta @Franciscus do Papa Francisco.

A nota informa que as publicações realizadas na conta @Franciscus vão permanecer acessíveis como um arquivo comemorativo “Ad Memoriam”.

A primeira publicação do Papa Leão XIV na conta oficial do Instagram foi feita esta tarde, cerca das 16h, com uma mensagem e várias fotografias que retratam o momento em que o pontífice surge à varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, depois da eleição, e os primeiros compromissos.

“A paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a terra”, pode ler-se na mensagem.

O organismo da Santa Sé recorda que “a presença dos Papas nas redes sociais começou a 12 de dezembro de 2012, quando o Papa Bento XVI lançou a conta @Pontifex no Twitter, que foi herdada alguns meses mais tarde pelo Papa Francisco”.

Mais tarde, a conta oficial do Instagram, @Franciscus, foi adicionada em 19 de março de 2016.

O Dicastério para a Comunicação destaca que “a presença do Papa Francisco nas redes sociais foi significativa”, tendo sido publicadas “cerca de 50 000 mensagens nas contas @Pontifex e @Franciscus”.

As publicações ofereceram “um acompanhamento quase diário ao longo do pontificado do Papa Francisco com mensagens curtas de carácter evangélico e exortações a favor da paz, a justiça social e o cuidado com a criação”, assinala a nota.

Segundo o organismo da Santa Sé, “as contas papais estimularam uma interação generalizada, especialmente em tempos difíceis”, lembrando o período da Covid-19.

“Em 2020, um ano com dados excecionais devido à pandemia, as mensagens do falecido Papa foram vistas 27 mil milhões de vezes”, indica.

O cardeal Robert Francis Prevost, até agora prefeito do Dicastério para os Bispos, foi no dia 8 de maio eleito como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.

Leão XIV, o primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.

LJ/OC/PR

Partilhar:
Scroll to Top