Leão XIV: Papa fez primeira saída do Vaticano, para visitar Santuário mariano (c/fotos)

Pontífice venerou imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, tendo rezado junto ao túmulo de Francisco, no regresso ao Vaticano

Roma, 10 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV deixou hoje o Vaticano, pela primeira vez, para uma visita surpresa ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, cerca de 50 quilómetros a leste de Roma.

O Vaticano informa, em nota enviada aos jornalistas, que a visita privada decorreu a partir das 16h00 locais (menos uma em Lisboa), num santuário dirigido pelos religiosos da Ordem de Santo Agostinho (OSA), de que o agora Papa foi superior geral durante 12 anos.

O local “conserva uma antiga imagem da Virgem, querida à Ordem e à memória de Leão XIII”, o pontífice em que Leão XIV se inspirou para a escolha do nome.

Centenas de pessoas receberam o carro que transportou o Papa, num clima de festa, e entrou na igreja, onde saudou os religiosos e ficou em oração, durante vários minutos, em silêncio, primeiro diante do altar e depois diante da imagem de Nossa Senhora.

O Vaticano refere que, com os presentes, Leão XIV “recitou a oração de João Paulo II à Senhora do Bom Conselho”.

Depois da recitação da Ave-Maria e do canto do Salve-Regina, o Papa dirigiu-se aos presentes na igreja, saudando a população reunida no exterior do local.

“Desejava muito vir aqui nestes primeiros dias do novo ministério que a Igreja me confiou, para levar adiante esta missão como Sucessor de Pedro”, declarou.

Leão XIV recordou a visita que realizou a este Santuário, após a eleição como prior geral da Ordem de Santo Agostinho, em 2001, falando da escolha de “oferecer a vida à Igreja” e reiterou a sua confiança na “Senhora do Bom Conselho”.

O Papa disse ainda que a Virgem Maria é uma companhia de “luz, sabedoria”.

Após a oração e os cumprimentos, Leão XVI reuniu-se com a comunidade dos agostinhos, numa sala interna do santuário, para um encontro privado.

No final da audiência, o Papa dirigiu-se à multidão, desde a porta principal da igreja, assumindo a alegria de ter podido vir rezar à Mãe do Bom Conselho, “um dom tão grande” para o povo de Genazzano, do qual deriva também uma grande responsabilidade: “Como a Mãe nunca abandona os seus filhos, também vós deveis ser fiéis à Mãe”.

“É uma grande emoção que há muitos anos sinto no meu coração. Estive aqui em Genazzano várias vezes”, assumiu.

Leão XIV saudou os jovens e os “jovens de coração”, convidando todos a seguir Jesus.

“Espero que vivamos sempre com este espírito de entusiasmo, procurando seguir Jesus Cristo, segundo aquele exemplo tão belo de Maria, nossa Mãe. Tenho de ir já, infelizmente não posso ficar mais tempo, mas podemos concluir esta visita com esta saudação e com a bênção”, declarou, numa intervenção divulgada pela TV2000, o canal da Conferência Episcopal Italiana.

A deslocação foi feita numa carrinha com matrícula do Estado da Cidade do Vaticano, com o pontífice a viajar no lugar da frente, junto ao condutor.

No regresso ao Vaticano, o Papa Leão XIV passou pela Basílica de Santa Maria Maior, onde esteve em oração diante do túmulo do Papa Francisco, no qual depositou uma rosa branca, e da imagem da Virgem, ‘Salus Populi Romani’.

Foto: Vatican Media

O primeiro Papa norte-americano e também da OSA foi eleito na quinta-feira, após dois dias de Conclave, sucedendo a Francisco, que faleceu a 21 de abril.

A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.

Depois de um encontro com os cardeais, esta manhã, Leão XIV vai voltar a reunir-se com os peregrinos, na Praça de São Pedro, para recitar o ‘Regina Coeli’ (oração que substitui o ângelus no tempo litúrgico da Páscoa) desde a varanda central da Basílica do Vaticano, ao meio-dia de Roma (11h00 em Lisboa).

Na segunda-feira, Leão XIV vai conceder uma audiência aos jornalistas, pelas 10h00 locais, no Auditório Paulo VI.

As celebrações relativas ao início do ministério do bispo de Roma incluem a tomada de posse da cátedra na Basílica de São João de Latrão, a Catedral da diocese romana, e a tomada de posse da Basílica Papal de Santa Maria Maior, que vão acontecer a 25 de maio.

A tomada de posse da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros acontece a 20 de maio.

Leão XVI vai receber os membros do corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, na sexta-feira, 16 de maio.

A primeira audiência geral do pontificado acontece a 21 de maio.

A 24 de maio, o novo Papa vai conceder uma audiência aos membros da Cúria Roma e funcionários do Estado da Cidade do Vaticano.

OC

Notícia atualizada às 18h53

Partilhar:
Scroll to Top