Apelo foi dirigido aos reitores da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum, reunidos no Reio de Janeiro, cidade da COP30

Cidade do Vaticano, 20 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV enviou hoje uma videomensagem aos participantes no encontro promovido pela Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC) e apelou ao trabalho “por uma justiça ecológica, social e ambiental”.
Os reitores das universidades para o Cuidado da Casa Comum estão reunidos no Rio de Janeiro no segundo encontro sinodal para assinalar o 10º aniversário da publicação da encíclica ‘Laudato Sí’ e preparar a cimeira do clima COP30, que vai decorrer naquela cidade brasileira entre os dias 10 e 21 do próximo mês de novembro.
“Quero encorajar-vos, reitores universitários, na missão que assumiram: serem construtores de pontes de integração entre as Américas e com a Península Ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental”, disse Leão XIV na videomensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O Papa referiu-se ao “trabalho sinodal de discernimento” entre os reitores da RUC, para preparar a COP30, retomando uma proposta do Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, onde referia que a “dívida ecológica e a dívida externa são dois lados da mesma moeda”, e apelava ao perdão da dívida pública e da dívida ecológica”.
“Convido a comunidade internacional para que atue no sentido de perdoar a dívida externa, reconhecendo a existência de uma dívida ecológica entre o Norte e o Sul do mundo”, afirmava o Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial da Paz.
Na videomensagem, o Papa Leão XIV lembrou a realização do Ano Jubilar, valorizando a mensagem de esperança no cuidado da casa comum, e agradeceu o trabalho da RUC.
“Agradeço por todos os vossos esforços e o vosso trabalho. Animo-vos a continuar a construir pontes”, afirmou o Papa, que concluiu a videomensagem com uma bênção a todos os participantes.
Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum é constituída por 200 universidades de todo o continente americano e da Península Ibérica e realizou o encontro no Rio de Janeiro, cidade que vai acolher a COP30, depois de ter feito um primeiro encontro em 2023 na Santa Sé, com a participação do Papa Francisco.
PR