Leão XIV: Pais de Santa Teresa do Menino Jesus são «santos da porta ao lado»

Papa escreveu uma mensagem por ocasião do 10º aniversário de canonização de Luís e Zélie Martin e indicou-os como modelos para as famílias de hoje

Cidade do Vaticano, 18 out 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV escreveu uma mensagem, por ocasião do 10.º aniversário da canonização dos pais de Santa Teresa do Menino Jesus, e apresentou-os como “santos da porta ao lado” pelo testemunho de vida familiar e fé.

“Louis e Zélie não realizaram o seu desejo de se tornarem santos e de educar os seus filhos para a santidade retirando-se do mundo. Assumiram o seu dever no quotidiano da vida; fazem parte dessa imensa multidão de santos da porta ao lado, de que o Papa Francisco tantas vezes falou. Essa vida aparentemente «comum» era habitada por uma presença, no mínimo, «extraordinária» de Deus, que era o seu centro absoluto. «Deus em primeiro lugar» é o lema sobre o qual construíram toda a sua existência”, escreveu o Papa numa mensagem enviada a D. Bruno Feillet, Bispo de Séez, em França, por ocasião do 10º aniversário da canonização de Luís e Zélie Martin.

A mensagem, publicada na Sala de Imprensa do Vaticano, lembra o “primeiro casal a ser canonizado, como tal” e apresenta o casamento como “caminho de santidade”, uma das “vocações mais nobres e elevadas”.

Leão XIV apresentou o casamento como “modelo de fidelidade e atenção ao outro, modelo de fervor e perseverança na fé, de educação cristã dos filhos, de generosidade no exercício da caridade e da justiça social; modelo também de confiança nas provações”.

“Queridos casais, convido-vos a perseverar corajosamente no caminho, por vezes difícil e laborioso, mas luminoso, que empreenderam. Acima de tudo, coloquem Jesus no centro das vossas famílias, das vossas atividades e das vossas escolhas. Façam com que os vossos filhos descubram o seu amor e a sua ternura sem limites, e esforcem-se por fazê-lo amar em troca como Ele merece: essa é a grande lição que Luís e Zélia nos dão hoje, e da qual a Igreja e o mundo tanto precisam”, pediu.

Ao assinalar o 10º aniversário de canonização dos pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, Leão XIV quer “dar a conhecer melhor a vida e os méritos deste casal” e para que “as famílias possam encontrar neles, em todas as circunstâncias, o apoio e as graças necessárias para continuar o caminho”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top