Conselheiro geral dos Missionários Espiritanos reconhece «perfil adequado ao mundo e à Igreja» e espera continuidade da missão do Papa Francisco

Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA
Cidade do Vaticano, 09 mai 2025 (Ecclesia) – O padre Tony Neves, conselheiro geral dos Missionários Espiritanos, em Roma, destacou hoje a origem do Papa leão XIV, que o próprio radicou na América latina.
“É alguém que volta a vir da América Latina, e atenção, ele é americano de origem, mas a sua vida enquanto religioso, missionário e bispo, foi no Peru, portanto, é um homem iminentemente latino-americano em termos de perfil, em termos de convicção, em termos de estilo de Igreja”, sublinhou à Agência ECCLESIA.
O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, esta quinta-feira, após dois dias de Conclave, e assumiu o nome de Leão XIV; o primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, e superior geral da Ordem de Santo Agostinho (Agostinhos).
O responsável dá conta de um perfil correspondente “ao que a Igreja e o mundo precisam hoje”, sugerindo uma continuação da “missão do Papa Francisco”.
“Ele falou muito na paz, era uma das prioridades do Papa Francisco, falou muito da justiça, falou muito dos pobres, falou muito da comunhão, falou muito da unidade, de construir pontes, e depois terminou pedindo para rezar todos a oração ‘Ave Maria’, ou seja, é um homem também profundamente mariano, e eu creio que todos esses elementos juntos indiciam um bom começo de pontificado”, reconheceu.
O padre Tony Neves assinala ainda a herança na escolha do nome – Leão XIV- a partir do pontificado de Leão XIII, o Papa que deu início à Doutrina Social da Igreja.
“Leão XIII foi talvez o Papa que eu estudei mais, por causa de ter dado início à Doutrina Social da Igreja, de ser um homem próximo dos pobres, próximo dos trabalhadores explorados, um homem com um grande sentido de responsabilidade, portanto a esse nível foi uma boa escolha. O nome também marca um programa de pontificado. Eu quero crer que o Papa Leão XIV vai ser alguém que vai dar continuidade às linhas programáticas e às grandes opções do Papa Francisco”, finaliza.
A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.
PR/LS