Leão XIV: Missa de inauguração de pontificado a 18 de maio, na Praça de São Pedro

Vaticano divulgou principais compromissos do novo Papa nas próximas semanas

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 09 mai 2025 (Ecclesia) – A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro, anunciou hoje o Vaticano.

Um ato de obediência vai ser realizado por todos os cardeais presentes na concelebração, incluindo os que não participaram no Conclave eletivo.

O gesto, previsto nas normas para os cardeais eleitores logo após o novo Papa ter escolhido o nome pontifício, ainda dentro da Capela Sistina, tem uma dimensão também pública e fica aberto a todos os membros do Colégio Cardinalício, como sinal da universalidade da Igreja Católica.

O calendário divulgado hoje pela Prefeitura da Casa Pontifícia anuncia uma audiência com os cardeais, este sábado, e no domingo o novo pontífice volta a encontrar-se com os peregrinos, na Praça de São Pedro, para recitar o ‘Regina Coeli’ (oração que substitui o ângelus no tempo litúrgico da Páscoa) desde a varanda central da Basílica do Vaticano, ao meio-dia de Roma (11h00 em Lisboa).

Na segunda-feira, 12 de maio, Leão XIV vai conceder uma audiência aos jornalistas, pelas 10h00 locais, no Auditório Paulo VI.

O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito esta quinta-feira como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.

O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.

As celebrações relativas ao início do ministério do bispo de Roma incluem a tomada de posse da cátedra na Basílica de São João de Latrão, a Catedral da diocese romana, e a tomada de posse da Basílica Papal de Santa Maria Maior, que vão acontecer a 25 de maio.

A tomada de posse da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros acontece a 20 de maio.

Leão XVI vai receber os membros do corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, na sexta-feira, 16 de maio.

A primeira audiência geral do pontificado acontece a 21 de maio.

A 24 de maio, o novo Papa vai conceder uma audiência aos membros da Cúria Roma e funcionários do Estado da Cidade do Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top