Papa Leão XIV apresentou-se à multidão que esperava o anúncio da eleição pontifícia, no Vaticano, com palavras de saudação e de paz

Cidade do Vaticano, 08 mai 2025 (Ecclesia) – Milhares de pessoas reuniram-se na Praça der São Pedro esta tarde para após o fumo branco, conhecer o novo Papa, eleito pelos 133 cardeais reunidos desta quarta-feira em conclave.
A irmã Sabrina, da congregação das Irmãs da Purificação, relata à Agência ECCLESIA a “emoção” de estar na Praça de São Pedro a ver o fumo branco a sair da chaminé, sinal da eleição do novo Papa.
“Não tem palavras para expressar a emoção de poder estar aqui e ver a fumaça branca. É algo assim inexplicável, não sei nem como dizer, como exprimir a emoção deste momento. Realmente é algo único, único, não?”, confidencia.
A estudar em Roma há três anos, a religiosa conta que saiu da faculdade diretamente para a Praça de São Pedro para ver a “fumaça branca”.
O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi hoje eleito como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.
O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho; era perfeito do Dicastério dos Bispos.
Uma grande festa começou a espalhar-se pela Praça de São Pedro, no Vaticano, quando o fumo branco começou a sair da chaminé e se percebeu, nos ecrãs espalhados por toda a praça, uma vez que havia grande expectativa de que poderia ser esta tarde.
Ângelo, outro peregrino na Praça de São Pedro, assinala o desejo de testemunhar aquele momento.

“É um momento maravilhoso, realmente emocionante, também porque eu tenho uma certa idade e, portanto, eu queria estar aqui esta noite para ver esta fumaça maravilhosa e branca”, conta.
O Papa Leão XIV apresentou-se hoje à multidão que esperava o anúncio da eleição pontifícia, no Vaticano, deixando “votos de paz “a todos os povos, a toda a terra”.
“A paz esteja com todos vós”, disse o novo pontífice, desde a varanda central da Basílica de São Pedro, antes da bênção ‘Urbi et Orbi’, primeiro ato público do Papa, numa intervenção escrita, apresentando-se visivelmente emocionado.
“Queridos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu desejo que esta saudação de paz entre no vosso coração, chegue às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco”, acrescentou.
A multidão reagiu com gritos de “Leão, Leão, Leão”, mais de uma hora depois da saída do fumo branco da chaminé da Capela Sistina, após dois dias de Conclave.
“Esta é a paz do Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante, que vem de Deus, Deus que nos ama a todos, incondicionalmente”, assinalou.
Leão XIV sucede a Francisco e, tal como o seu predecessor, é do continente americano e pertencia a uma ordem religiosa.
PR/LS/OC