Bispo diocesano convidou a rezar «pela pessoa e pelo magistério» do novo pontífice

Lisboa, 09 mai 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real publicou esta quinta-feira uma mensagem a saudar o Papa Leão XIV, congratulando-se com a eleição “como novo pastor da Igreja Universal”.
D. António Augusto Azevedo, bispo diocesano, que assina a nota, deu graças a Deus, que “nunca abandona o seu povo”, mas sempre o assiste, dando-lhe um novo pontífice que “conduzirá a Igreja nos próximos tempos”.
“Ao Santo Padre, o Papa Leão XIV, manifestamos a nossa profunda comunhão e a total disponibilidade para caminharmos como Povo de Deus sempre fiel ao Evangelho de Jesus Cristo e aos ensinamentos do sucessor de Pedro”, pode ler-se na nota publicada no site da Diocese de Vila Real.
Como “sinal da comunhão”, nas orações diárias da diocese, seja “nas celebrações eucarísticas como na oração pessoal ou comunitária”, D. António Augusto Azevedo convidou a rezar “pela pessoa e pelo magistério do Papa Leão XIV, para que Deus o abençoe e o Espírito Santo o ilumine e fortaleça”.
O cardeal Robert Francis Prevost, até agora prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito esta quinta-feira como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.
O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
O novo Papa nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago (EUA), filho de Louis Marius Prevost, de origem francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola; tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
LJ/OC