Leão XIV: Diocese de Viana do Castelo acolhe com «muita esperança» as primeiras palavras do Papa

Igreja diocesana recebeu com «imensa alegria» a notícia da eleição

Viana do Castelo, 09 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, divulgou hoje uma mensagem a propósito da eleição do novo Papa Leão XIV, na qual destaca o apelo à paz na primeira intervenção pública.

“É com muita esperança que acolhemos as suas primeiras palavras a anunciar a Cristo Ressuscitado com a expressão ‘a paz esteja convosco’, a convidar-nos ao diálogo e a darmos as mãos a Deus e uns aos outros”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. João Lavrador ressaltou a decisão manifestada pelo novo Papa de “continuar a renovação da Igreja, apelando à sinodalidade e a uma missão evangelizadora comum de todos os batizados”.

O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito esta quinta-feira como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.

A Diocese de Viana do Castelo recebeu com “imensa alegria” a notícia da eleição do novo pontífice, tendo o bispo contextualizado na história o nome escolhido.

“Pela escolha do nome de Leão XIV, reconhecemos que se coloca na senda do Papa Leão XIII, que no final do século XIX soube captar a realidade social e o drama daqueles que eram vítimas da ‘revolução industrial’”, recordou.

D. João Lavrador lembra que o antigo Papa “deu início à intervenção evangélica da Igreja atenta ao gemido dos marginalizados e oprimidos, abrindo o caminho para doutrina social da Igreja”.

Também hoje, segundo o bispo diocesano, existem “realidades sociais que continuam a reclamar por justiça e por misericórdia”, mas todos são igualmente “surpreendidos por novos pobres a clamar por atenção e amparo”.

“É perante um mundo de desespero e de angústia, de conflitos e de violência, de desigualdades e de falta de dignificação da pessoa humana que voltamos o nosso olhar para o Papa Leão XIV e rezamos por ele e pelo seu pontificado”, escreveu.

D. João Lavrador considera que “é significativo o interesse manifestado e a alegria que se sentiu da parte da sociedade com a eleição do Papa Leão XIV”, algo que “manifesta um mundo sedento de amor, de verdade, de justiça e de paz”.

“Que cada diocesano e cada comunidade crista, reconheça nesta hora um convite à renovação pessoal e comunitária à luz do evangelho e um decisivo empenho na missão evangelizadora da Igreja”, desejou.

A Diocese de Viana do Castelo organiza este sábado, pelas 21h15, na capela do Seminário Diocesano, uma vigília de oração pelo novo Papa e pelas intenções que evocou no início do pontificado, tanto no primeiro ato público como na primeira Missa como pontífice.

A iniciativa insere-se na Semana de Oração pelas Vocações.

Leão XIV é o primeiro pontífice norte-americano, tem 69 anos de idade, foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.

O novo Papa nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago (EUA); em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.), na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, e emitiu os votos solenes a 29 de agosto de 1981.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top