Bispo D. José Traquina escreveu nota a reagir à eleição do novo pontífice

Lisboa, 09 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo de Santarém publicou esta quinta-feira uma nota a reagir à eleição do novo Papa Leão XIV, fazendo votos de que seja um “ministério fecundo”.
“Acolhemos o novo pontífice como um grande dom, pelo qual damos graças a Deus, desejando-lhe um ministério fecundo com o melhor êxito para a missão da Igreja e para o bem do mundo”, pode ler-se na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi esta quinta-feira eleito como Papa, após dois dias de Conclave, e preside hoje à Missa com os cardeais presentes no Vaticano, na Capela Sistina.
“A Diocese de Santarém, em comunhão com toda a Igreja, celebra com júbilo a eleição do novo Papa Leão XIV”, expressou D. José Traquina.
Com “alegria e espírito de comunhão eclesial”, o bispo de Santarém, “conforme o compromisso apostólico como pastor diocesano, declara fidelidade e obediência ao Santo Padre”.
O sucessor de Francisco foi eleito no segundo dia da reunião eleitoral iniciada esta quarta-feira, após três sessões de votos: uma na tarde de 7 de maio, uma na manhã de quinta-feira e outra ao final da tarde.
Leão XIV, o primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
O novo Papa nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago (EUA), filho de Louis Marius Prevost, de origem francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola; tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
LJ/OC