Bispo de Coimbra convida a celebração de «ação de graças» dia 14 na Sé nova
Coimbra, 10 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra saudou o Papa Leão XIV pela sua eleição e pediu às comunidades cristãs da diocese para “rezarem” pelo novo líder da Igreja católica.
“O Povo de Deus da Diocese de Coimbra saúda o Papa Leão XIV e manifesta a sua alegria pela eleição do novo Sucessor de São Pedro. Peço às comunidades cristãs da nossa Diocese de Coimbra que rezem pelo Santo Padre, para que Deus o conduza com o Seu Espírito na fidelidade ao ministério que lhe foi confiado”, pediu D. Virgílio Antunes, numa nota publicada nas redes sociais da diocese de Coimbra.
“Agradecemos a Deus as maravilhas da Sua bondade e do Seu amor, pois nunca deixa a Igreja sem os pastores que a hão de conduzir aos caminhos do seguimento de Jesus, o nosso Salvador”, acrescentou.
O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, esta quinta-feira, após dois dias de Conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.
O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, e superior geral da Ordem de Santo Agostinho (Agostinhos).
O responsável pela diocese de Coimbra convida à celebração de uma missa pelo “Santo Padre Leão XIV e pelo seu ministério”, agendada para dia 14 de maio, às 21:30, na Sé Nova de Coimbra.
“Convido a Igreja Diocesana a participar nesta celebração para manifestarmos a alegria de caminhar juntos como Igreja e a nossa comunhão orante com o Papa”, convidou D. Virgílio Antunes.
A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.
LS