«Não é possível determinar qual é o país que mais escreve ao Papa», assinala o responsável do centro de triagem de Fiumicino
Roma, 09 jul 2025 (Ecclesia) – Os Correios Italianos informam que centenas de cartas para Leão XIV chegam ao Centro de Triagem de Fiumicino, todos os dias, 100 kg de correio, um fluxo constante desde o início da eleição do Papa, a 8 de maio.
“As cartas vêm de todo o mundo e, neste momento, não é possível determinar qual é o país que mais escreve ao Papa. Hoje chegaram bilhetes e postais dos Estados Unidos, do Kosovo e da Índia”, disse o responsável pelo centro de triagem de Fiumicino da Poste Italiane
Segundo Antonello Chidichimo esta é uma tendência constante desde o dia da eleição do cardeal Robert Prevost como Papa, no Conclave 2025, no dia 8 de maio.
Os Correios Italianos informam que no verso das cartas e postais, o destino é claro, mesmo que o endereço seja vago ou impreciso – ‘To His Holiness Pope Leo’ (Para Sua Santidade o Papa Leão), ‘Per Sua Santità’ (Para Sua Santidade) -, o correio é entregue no Vaticano, e o Papa Leão XIV é o destinatário de “100 kg de cartas por dia”.
O ‘correio do Papa’ faz uma paragem no centro de distribuição da zona mais próxima do Vaticano e, posteriormente, é entregue, após a primeira paragem no centro de triagem de Fiumicino, onde o correio diário para a Santa Sé é submetido a controlos de segurança, e processado através de uma máquina de registo e pesagem, que funciona com um sistema informatizado.
O Papa iniciou no último domingo um período de férias em Castel Gandolfo, onde vai permanecer até 20 de julho; Leão XIV celebrou hoje, pela primeira vez, a Missa “pela custódia da Criação”, no ‘Borgo Laudato Si’, da residência pontifícia de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
CB/OC