Vasco Gonçalves testemunhou eleição de Leão XIV, no Vaticano

Cidade do Vaticano, 08 mai 2025 (Ecclesia) – O coordenador do Departamento da Pastoral da Juventude da Diocese de Setúbal acompanhou, esta tarde, no Vaticano, a eleição do Papa Leão XIV, salientando o apelo à paz no primeiro ato público.
Vasco Gonçalves considera que a mensagem de paz, deixada na primeira intervenção de Leão XIV como Papa, “é muito importante” e acredita que pode representar que o pontificado será um tentar “mediar” de conflitos.
“O Papa Francisco também tinha muito essa mensagem do apelo à paz, nestes tempos muito de incerteza, de muito conflito, com guerras que se vivem na Terra Santa, na Ucrânia, que se vão arrastando já há muito tempo e que parece não haver, infelizmente, fim”, lembra.
O cardeal Robert Francis Prevost, até agora prefeito do Dicastério para os Bispos, foi hoje eleito como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.

O responsável admite “surpresa” pelo nome e figura do novo pontífice, apesar de o novo Papa não lhe ser desconhecido.
“Não é propriamente uma novidade, mas não era daqueles [cardeais] que se falavam mais [na sucessão de Francisco]”, destacou Vasco Gonçalves.
“O Espírito Santo sabe o que faz e, por isso, cá estamos. Leão XIV é o nosso Papa”, afirmou.
O sucessor de Francisco foi eleito no segundo dia da reunião eleitoral iniciada esta quarta-feira, após três sessões de votos: uma na tarde de 7 de maio, uma na manhã de hoje e outra ao final da tarde.
Leão XIV, o primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
O novo Papa nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago (EUA), filho de Louis Marius Prevost, de origem francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola; tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
LJ/OC