Responsáveis afirmam importância do «diálogo inter-religioso, do entendimento mútuo, compreensão e a cooperação» e esperam que novo papado continue símbolo de «paz, justiça e fraternidade entre os povos»

Lisboa, 10 mai 2025 (Ecclesia) – A Comunidade Islâmica de Lisboa felicitou hoje toda a comunidade católica pela eleição do Papa Leão XIV e afirmou a importância do “diálogo inter-religioso, do entendimento mútuo, compreensão e a cooperação”.
“Acreditamos que perante os desafios do mundo em que nos encontramos, a promoção do diálogo inter-religioso, do entendimento mútuo, compreensão e a cooperação entre as diferentes fés sejam mais necessárias do que nunca”, afirma uma nota da direção da Comunidade Islâmica de Lisboa enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Mahomed Iqbal, presidente da Comunidade, destaca o “momento tão significativo” e também o “profundo respeito”, desejando que “o novo Sumo Pontífice, tal como os seus antecessores, seja um símbolo de paz, justiça e fraternidade entre os povos”.
“Que esta nova etapa renove a esperança e inspiração a todos aqueles que se orientam pela mensagem universal do amor ao próximo e da construção de um mundo mais justo e solidário”, finaliza a missiva.
O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, esta quinta-feira, após dois dias de Conclave, e assumiu o nome de Leão XIV; o primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, e superior geral da Ordem de Santo Agostinho (Agostinhos).
A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.
LS