Organização católica pronta para caminhar com o pontífice «como braço caritativo da Igreja»

Cidade do Vaticano, 09 mai 2025 (Ecclesia) – A ‘Caritas Internationalis’ escreveu esta quinta-feira uma mensagem a saudar a eleição do novo Papa Leão XIV, realçando o compromisso demonstrado com uma Igreja missionária.
“A identificação imediata do Papa Leão com as questões da paz, da solidariedade, do diálogo e da caridade, e particularmente o seu compromisso com as pessoas que sofrem, é um indício precoce do seu compromisso com uma Igreja missionária para os pobres e pela justiça social”, afirmou Alistair Dutton, secretário-geral da organização.
O cardeal Robert Francis Prevost, até agora prefeito do Dicastério para os Bispos, foi esta quinta-feira eleito como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.
O responsável assinala que este é “um momento emocionante para a Igreja e para o mundo” e manifestou a vontade da organização em continuar com a própria missão e trabalhar com o novo Papa “para levar esperança onde ela é mais necessária”.
“Estamos prontos para caminhar com o Santo Padre como o braço caritativo da Igreja, construindo uma comunidade que serve e eleva todas as pessoas com dignidade”, disse o cardeal Tarcisio Isao Kikuchi, presidente da ‘Caritas Internationalis’.
No início da mensagem, a organização católica afirmou-se “muito feliz por se unir à Igreja universal em ação de graças e boas-vindas ao Papa Leão XIV” e ofereceu as “sinceras orações no início do seu ministério sagrado”.
“Comprometemo-nos a segui-lo e apoiá-lo num espírito de serviço e sinodalidade, para que, ao guiar a Igreja, ele seja um fundamento visível da unidade na fé e da comunhão na caridade, ‘construindo pontes através do diálogo’, enquanto construímos uma Igreja sinodal, caminhando juntos, por uma maior paz e caridade, próximos daqueles que sofrem”, pode ler-se.
A ‘Caritas Internationalis’ observa que a escolha do nome do Papa “é profundamente significativa”, aproximando-se o 134.º aniversário da encíclica Rerum Novarum, de Leão XIII, a 17 de maio, revelando “um claro compromisso com o apostolado social da Igreja e com a Doutrina Social Católica”.
Este é o primeiro pontífice norte-americano, tem 69 anos de idade e foi missionário e bispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
Além disso, fez parte do Conselho de Administração da Caritas Peru entre 2022 e 2024.
“Estamos muito felizes com a eleição do Papa Leão XIV e aguardamos com expectativa a sua liderança e orientação”, disse um dos membros da Confederação Caritas Internationalis nos EUA, Sean Callahan, presidente e diretor executivo da Catholic Relief Services.
“Como o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, este é um momento importante para os católicos americanos e, como organização humanitária da Igreja dos EUA, a CRS orgulha-se de marcar esta eleição histórica”, desenvolveu.
A ‘Caritas Internationalis’ é uma confederação de 162 organizações católicas nacionais de assistência, desenvolvimento e serviços sociais que atuam em mais de 200 países e territórios, incluindo Portugal.
LJ/OC