D. Manuel Linda salienta simbologia do nome escolhido pelo novo pontífice
Porto, 09 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto disse hoje acreditar que, dado o nome que escolheu, o novo Papa Leão XIV vai providenciar uma Igreja que está presente no mundo.
“Eis pois o que nós temos a esperar deste novo Papa, Leão XIV: uma Igreja reconfigurada mais na sua dimensão espiritual e uma Igreja que está presente no mundo para o servir e para o fermentar com novos valores”, afirmou D. Manuel Linda, numa mensagem em vídeo, enviada à Agência ECCLESIA.
O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito esta quinta-feira como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV, um dado que o bispo do Porto realçou.
“Há mais de 100 anos que nós estávamos habituados a que um Papa usasse o novo nome de Leão. Isto reporta-nos àquele outro Papa que usou pela última vez esta designação, Leão XIII, nos finais do século XIX, uma época duríssima, quer para o mundo, quer para a Igreja”, lembra.
D. Manuel Linda recorda que o antigo pontífice fez “a reconciliação da Igreja por intermédio de um corpo doutrinal, de largas dezenas de encíclicas e outros documentos solenes” e colocou-a “em contacto direto com o mundo, como ele é, com as suas alegrias e esperanças, com as suas tristezas e lágrimas”.
“O Espírito do Ressuscitado concedeu-nos um novo timoneiro para conduzir a barca da Igreja, o Papa Leão XIV. Agradecemos a Deus esta prenda pascal, mas agradecemos também aquilo que o Papa representa”, salientou.
Das primeiras palavras de Leão XIV, o bispo do Porto entende que deu para notar que o novo pontífice “quer uma Igreja inclusiva, construtora de pontes, aberta à humanidade”.
“Uma Igreja centrada no Espírito do Ressuscitado, mais espiritual, para ajudar a fermentar o mundo com novos valores, concretamente o da paz, o da fraternidade e o da esperança. Louvamos o nosso Deus”, completou.
“Santo Padre, os fiéis do Porto e o seu Bispo estão consigo e rezam continuamente por si. Que o Espírito do Ressuscitado o acompanhe sempre”, concluiu.
O sucessor de Francisco foi eleito no segundo dia da reunião eleitoral iniciada esta quarta-feira, após três sessões de votos: uma na tarde de 7 de maio, uma na manhã de quinta-feira e outra ao final da tarde.
Leão XIV, o primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
LJ/OC