Pais, religiosos, professores e políticos que queiram «levar a cabo honestamente a sua missão» lembrados na oração do ângelus, em Castel Gandolfo, que teve presente os encontros para «fazer cessar as guerras e promover a paz»

Castel Gandolfo, 17 ago 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV afirmou hoje na oração do ângelus, em Castel Gandolfo, que o bem “incomoda” e “agir segundo a verdade tem um custo”
“Nem sempre o bem encontra, à sua volta, uma resposta positiva. Pelo contrário, por vezes, precisamente porque a sua beleza incomoda aqueles que não o acolhem, quem o pratica acaba por encontrar uma forte oposição, chegando mesmo a ter de suportar prepotência e injustiças”.
“Agir segundo a verdade tem um custo, porque no mundo há quem opte pela mentira e porque o diabo, aproveitando-se disso, muitas vezes procura impedir a ação dos bons”.
Leão XIV apelou a continuar a agir, como Jesus, tendo por objetivo o bem da própria pessoa e “bem de todos”, mesmo de quem possa fazer sofrer.
“Ele convida-nos a não responder à prepotência com a vingança, mas a permanecer fiéis à verdade na caridade”, sublinhou.
O Papa deu como exemplo o “preço que deve pagar um bom pai” para “educar bem os seus filhos segundo princípios sãos”.
“Mais cedo ou mais tarde terá de saber dizer «não», fazer algumas correções, e isso custar-lhe-á sofrimento”, indicou.
“O mesmo vale para um professor que queira formar corretamente os seus alunos, para um profissional, um religioso, um político que se proponha levar a cabo honestamente a sua missão, e para qualquer outra pessoa que se esforce por exercer com coerência, seguindo os ensinamentos do Evangelho, as suas responsabilidades”, afirmou.
Após a oração do ângelus, o Papa pediu para que “cheguem a bom fim” os esforços para “fazer cessar as guerras e promover a paz”, apelando a que “o bem comum dos povos” seja sempre colocado em primero lugar.
O Papa manifestou também a sua solidariedade para com as vítimas das tempestades na Paquistão, Índia e Nepal e expressou o agrado por tantas iniciativas que, em tempo de férias, mostram a contínua “paixão pelo Evangelho”
Este domingo, o Papa Leão XIV presidiu à Missa no Santuário de Santa Maria della Rotonda, numa cidade vizinha a Castel Gandolfo, participada por voluntários da Cáritas local e por utentes dos seus vários serviços, tendo depois almoçado com pobres e pessoas em situação de sem abrigo no interior no ‘Borgo Laudato si’, um projeto criado pelo Papa Francisco na área das Vilas Pontifícias.
PR