Formação de guias e agentes turísticos é uma das prioridades para 2012-13
Lisboa, 20 set 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica está a equacionar a presença na próxima BTL – Feira Internacional de Turismo, que se realiza de 27 de fevereiro a 3 de março de 2013.
O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), padre Carlos Godinho, revelou à Agência ECCLESIA que a participação na 25.ª edição da iniciativa é “um dos grandes investimentos” da instituição, que esteve reunida na terça-feira em Vilamoura com o objetivo de definir a estratégia para 2012-13.
A ONPT está a ponderar as propostas de preços e dimensões do stand, ao mesmo tempo que sonda entidades que poderão querer marcar presença no espaço, como agências de viagens, dioceses, santuários, o Secretariado dos Bens Culturais da Igreja e o Comissariado da Terra Santa.
A apresentação pública da Pastoral do Turismo e do seu site vai decorrer a 22 de novembro, em Lisboa, adiantou o sacerdote, pároco do Luso, que em maio foi nomeado primeiro diretor da instituição pela Conferência Episcopal Portuguesa.
O departamento vai também apostar na formação de guias e agentes turísticos, em parceria com o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
Está em curso a elaboração de um desdobrável sobre a ONPT que vai ser distribuído na exposição “Portugal Maior – Encontro Internacional para o Envelhecimento Ativo”, agendada para 5 a 9 de dezembro na Feira Internacional de Lisboa.
A equipa da ONPT pretende igualmente contactar os bispos com vista à formação da Pastoral do Turismo nas dioceses.
O envio de um inquérito às paróquias para saber quais as estruturas e serviços relacionados com o Turismo já existentes e a tradução das “Orientações para a Pastoral do Turismo”, do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, a distribuir às comunidades católicas, constituem também prioridades para 2012-13.
A data do Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, foi a escolhida para a abertura das primeiras Jornadas da Pastoral do Turismo, que vão decorrer em 2013 durante dois dias, em local a definir, avançou o padre Carlos Godinho.
RJM