Laos: Autoridades confiscaram duas igrejas

Lisboa, 28 fev 2012 (Ecclesia) – As autoridades do Laos confiscaram duas igrejas nos últimos dois meses, a última a 22 de fevereiro, e o mesmo destino pode suceder a 22 edifícios cristãos, revela a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Os arrestos na província de Savannakhet, 800 km a sul de Luang Prabang, ocorreram após uma ação de formação sobre “os truques do inimigo”, que o Partido Comunista realizou com o objetivo de “desvendar as manobras dos cristãos”, refere a organização não governamental Human Rights Watch for Lao Religion Freedom.

“Outros vinte e dois edifícios cristãos” correm também o risco de serem retirados à comunidade, segundo o mesmo organismo citado pela agência Fides.

Das cerca de 30 igrejas existentes na província de Savannakhet, sete são reconhecidas pelas autoridades enquanto que as restantes são consideradas ilegais, apesar de o país do Extremo Oriente contemplar a liberdade religiosa na sua Constituição e ter assinado uma convenção internacional sobre direitos civis e políticos

A comunidade cristã vai dirigir um pedido formal às autoridades para voltar a frequentar os locais de culto confiscados.

A AIS considera que a situação dos cristãos no Laos é “preocupante” e recorda que no Natal de 2011 sete líderes cristãos foram presos e mantidos em cativeiro durante cerca de um mês, havendo relatos de que terão sido alvo de torturas.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top