Lamego: «Tu, Senhor», um álbum de música litúrgica e juvenil

Apresentação do novo trabalho este sábado no Centro Paroquial de Almacave

Lisboa, 26 nov 2015 (Ecclesia) – O padre Marcos Alvim, da Diocese de Lamego, revela que o seu mais recente trabalho musical «Tu, Senhor» tem uma “finalidade pastoral” com cânticos juvenis e litúrgicos para serem usados na Eucaristia.

“A música tem muito peso na missão da Igreja e transmite a mensagem que a letra contém através da melodia, da harmonia”, comenta o padre Marcos Alvim.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o sacerdote compositor e cantor assinala que a finalidade do novo álbum “é mesmo a Eucaristia”, por isso, explica a preocupação na composição das letras e músicas.

“Não basta fazer uma melodia que caia bem ao ouvido de quem escuta e de quem a produz mas ter a preocupação da letra que está a ser musicada. O álbum tem mais uma vertente litúrgica com os cânticos com o ordinário da Eucaristia e não pode ter uma melodia e ritmos muito extravagantes”, desenvolve o padre Marcos Alvim.

O projeto “Tu, Senhor” vai ser apresentado num concerto este sábado, a partir das 21h00, no Auditório do Centro Paroquial de Almacave, em Lamego.

Para além do álbum é também apresentado um livro de cânticos, um cancioneiro, que inclui as letras e partituras de cada tema.

“Tem no fundo uma finalidade pastoral, um subsídio para colocar ao serviço da Igreja não só da Diocese de Lamego mas de todas as dioceses de Portugal”, observa.

Para a gravação deste trabalho o vigário paroquial da Paróquia da Sé de Lamego contou com dois grupos de jovens – Almacave Jovem e GJS – que “têm trabalhado nas dinâmicas da diocese”.

“São jovens com muita qualidade”, observa o sacerdote que destaca a recetividade e a ligação dos jovens à música que “já têm a sua produção musical”.

Neste contexto, o padre Marcos Alvim incentiva que se deixem de fazer “colagens de músicas e letras de inspiração religiosa” a melodias de música comercial.

O bispo de Lamego destacou a capacidade deste projeto ter “reunido para um bom exercício de oração musical litúrgica” os jovens das duas paróquias da cidade.

“Desafio o P. Marcos Alvim a continuar a reunir mais jovens para exercícios saudáveis como este”, escreve D. António Couto num comunicado de apresentação do álbum enviado à Agência ECCLESIA.

Este é o segundo trabalho musical do sacerdote da Diocese de Lamego depois do álbum ‘Bom Mestre’, em 2010, que reúne os últimos dez hinos das Jornadas Diocesanas da Juventude da Diocese de Lamego.

O padre Marcos Alvim começou a tocar guitarra em 1984, o seu trabalho na Igreja “foi mais na vertente musical com grupos de jovens, catequese, coral” e a primeira música que compôs ‘Sal da terra e luz do mundo’ foi para uma Jornada Diocesana da Juventude, em 2002.

Para além do curso de Teologia, o também diretor do Departamento Diocesano de Música Sacra de Lamego teve necessidade em “aprofundar mais” esta componente e tem um mestrado em formação musical.

PR/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top