Lamego: Património edificado, santuários marianos e natureza que «desperta espiritualidade» são potencialidades no turismo

Responsável diocesano aposta na cooperação com o Estado para potenciar território que afirma não ser ainda conhecido na sua totalidade

Lamego, 01 ago 2025 (Ecclesia) – O padre Filipe Pereira, responsável pela Pastoral do Turismo na diocese de Lamego, afirmou a importância de cooperar com o Estado na “recuperação” do património e proposta de novos locais, permitindo que todo o território seja descoberto.

“Temos procurado esta alavanca para sobretudo recuperar, conservar e requalificar o património que a Igreja é possuidora e procurado, junto também dos responsáveis desse património, aproveitar as candidaturas existentes para a conservação e requalificação porque as potencialidades são muitas”, garante o responsável em entrevista à Agência ECCLESIA.

A Pastoral do Turismo quer diversificar a oferta que leva tantas pessoas, movidas pela fé, a visitar o território e não apenas a centrar-se na cidade – “Temos várias paróquias com património muito, muito, muito rico e as pessoas, para se deslocarem até lá, como é interior, evitam a deslocação”.

O padre Filipe Pereira reconhece que o despovoamento que marca a diocese e o extenso território são condições menos favoráveis, mas que procuram contrariar com a criação de rotas e produtos para oferecer a quem os visita.

“Nós podemos apostar na recuperação, conservação, requalificação de um património, mas se as infraestruturas não estiverem criadas, as pessoas por si só afastam-se, porque querem viagens rápidas, que tenham essa facilidade de chegar aos monumentos”, lamenta.

Recentemente viram a «Procissão de Triunfo», reconhecida «Procissão de Nossa Senhora dos Remédios», inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O responsável realça que a existência de santuários marianos no território é um fator que atrai – em 2024 registaram a visita de dois milhões e meio de visitantes ao santuário de Nossa Senhora dos Remédios – mas também o santuário de Nossa Senhora da Lapa.

“Os santuários marianos têm o fator favorável de agregar peregrinos, pessoas movidas pela fé, também cumprir as suas promessas, e promovem a nível regional, a nível nacional, mas também a nível internacional. No ano passado recebemos pessoas da América, mas também do Peru, do Brasil, da Alemanha, de França, de Espanha”, conta.

A devoção mariana marca a história na diocese de Lamego, explanada nos vários santuários no território que, aliados à natureza envolvente são um convite à “sadia simbiose espiritual”.

“As pessoas procuram essa sadia convivência entre a natureza, o património edificado e também a dimensão espiritual que de facto o santuário Nossa Senhora dos Remédios brinda a quem o visita. E é isto que também nós procuramos, enquanto pastoral do turismo, receber e evangelizar e também escutar as pessoas que nos visitam”, sublinha.

A diocese de Lamego é atravessada por dois caminhos dos peregrinos de Santiago de Compostela, facto que levou à criação de albergues de acolhimento para valorização das rotas.

A conversa com o padre Filipe Pereira sobre as potencialidades e os desafios da pastoral do Turismo na diocese de lamego vão estar o centro do programa emitido este sábado na Antena 1, pelas 6h.

LFS/LS

Partilhar:
Scroll to Top