Plano pastoral para 2019/2020 quer promover comunhão nas 223 paróquias
Lamego, 28 set 2019 (Ecclesia) – O plano pastoral da Diocese de Lamego para 2019/2020 é apresentado hoje no seminário local, apontando à importância de um percurso conjunto nas 223 paróquias do território.
“Que no decurso deste ano pastoral de 2019-2020, façamos crescer movimentos envolventes, cada vez mais amplos e envolventes, ao encontro de todos, para a todos incluirmos na nossa peregrinação fraterna, e para que sintamos a alegria de partilharmos a nossa fé de sempre, de modo novo, cada vez com mais irmãos, todos empenhados no caminho longo do diálogo, da escuta e da partilha, da oração, da compreensão, da visitação e da caridade”, escreve D. António Couto, bispo de Lamego, na carta para o novo ano.
O responsável sublinha a necessidade de “viver em modo de sínodo”, deixando de forma particular, o apelo a “uma nova envolvência na experiência das avalanches da fé”.
Não posso também deixar de repropor um suplemento de esforço para que os órgãos de participação (Conselhos Económicos, Conselhos Pastorais…) se tornem vivos e efetivos em todos os nossos espaços pastorais. E que cresça também em nós o carinho pela boa, bela e fecunda Criação com que Deus, nosso Pai, nos favoreceu, e nos incumbiu de amar”, acrescenta.
O plano aponta linhas fundamentais de orientação para uma Igreja sinodal, com católicos “atentos uns aos outros, atentos e dedicados, atentos, dedicados e solidários”.
As comunidades locais são convidadas a “cuidar dos doentes, dar atenção aos pobres, velar pela concórdia onde haja discórdia”.
A diocese deseja que os órgãos de participação (Conselhos Económicos, Conselhos Pastorais) se tornem “vivos e efetivos”.
OC