Encontro Nacional do Ensino Secundário decorre entre hoje e sábado
Lamego, Viseu, 08 abr 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego vai receber 1500 alunos, entre hoje e amanhã, no Encontro Nacional do Ensino Secundário da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, que tem como tema ‘…Às voltas com o Amor’.
“Estas voltas são também as que Deus faz para vir ao nosso encontro. Muitas vezes andamos como ovelhas transviadas e Ele não esquece. É isso que propomos aos alunos, que andam por caminhos atarefados na sua vida quotidiana, ir ao encontro do Pai”, explica João Ferraz, do Departamento do Ensino Religioso nas Escolas da diocese lamecense.
À Agência ECCLESIA, observa que o tema desse encontro nacional – …Às voltas com o Amor – tem estado presente nas salas de aula ao longo do ano letivo e foi também uma dinâmica apresentada nas escolas num vídeoclip que os alunos trabalharam e vão apresentar em Lamego.
“É vivenciar e experimentar o amor e ir ao encontro do outro que é um dos desafios da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. O ir ao encontro na partilha, na experiência em dois pilares fundamentais: O amor e o perdão misericordioso”, acrescenta João Ferraz.
Neste contexto, entrevistado refere que o Encontro Nacional do Ensino Secundário oferece à disciplina de EMRC a mais-valia de ser uma proposta e experiência “de comunhão e de partilha” e que se transmite “à comunidade que acolhe a escola”.
Por isso, e no âmbito da disciplina “sair de si própria e do interior de sala de aula” a organização propôs que os alunos fossem ao encontro das crianças e idosos, “faixas etárias que vão acolher e com quem vão partilhar”.
Acompanhados por 160 professores de 65 escolas, os cerca de 1500 alunos, representam 13 dioceses portuguesas (em 20) e foram desafiados a recolher bens, em concreto “fraldas para bebes e idosos que vão ser doados à Cáritas Diocesana e à Santa Casa da Misericórdia”.
Os alunos começam por ser acolhidos no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com festa – música, dança, e pintura, com a criação de "obras de arte que constarão do momento de encerramento do encontro"; Depois descem o escadório e são recebidos no pavilhão multiúsos onde continua a festa.
O sítio online ‘Educris’, da Comissão Episcopal da Educação e Doutrina da Fé, adianta que pela noite está prevista a “afixação de mensagens individuais” dos alunos sobre a misericórdia numa rede militar e “a realização de um flash move”.
Este sábado, os alunos participam numa ‘Moral caching’, cujo itinerário desenrola-se pelos pontos principais e monumentos marcantes da cidade de Lamego, numa colaboração com o quartel militar local.
Após o almoço reúnem-se para um itinerário com dez passos de misericórdia, que conta com a presença do bispo de Lamego, D. António Couto, a partir das 14h30, na Sé.
João Ferraz revelou que o sexto Encontro Nacional do Ensino Secundário de EMRC termina com a celebração do envio e um gesto significativo que envolve alunos e professores.
O responsável comenta ainda que no secundário já são os próprios alunos que fazem a opção da matrícula e escolhem a Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica porque “diz-lhes algo.
“Encontram espaço de reflexão onde valorizamos os valores humano-cristãos da partilha, solidariedade, amor, perdão. Os alunos sentem-se bem numa época de reflexão e discernimento, de opções”, conclui.
O ‘Educris’ vai acompanhar o encontro com uma “forte presença nas redes sociais” onde as fotografias e vídeos podem ser partilhadas e consultadas na hashtag #VIENES.
PR/CB