Lamego: Bispo pede padres sintonizados com a «palavra viva de Deus»

D. António Couto presidiu a uma ordenação sacerdotal na Catedral diocesana e alertou para o perigo de um ministério baseado em «banalidades»

Lamego, Viseu, 02 jul 2012 (Ecclesia) – O bispo de Lamego defende que o mundo atual precisa de sacerdotes sintonizados com a “palavra viva de Deus”, portadores da “consolação” de Cristo e capazes de ir ao encontro das necessidades das pessoas.

Durante a celebração de uma ordenação sacerdotal, este domingo na Catedral de Lamego, D. António Couto sublinhou que os presbíteros são chamados a levar à sociedade “palavras novas”, baseadas no Evangelho, que toquem o “coração” das comunidades e encham de esperança “os mais desprotegidos e doridos”.

“Há muito gelo a derreter, muitas rotinas a quebrar”, referiu o prelado, para quem os padres nunca se devem contentar com “palavras de cortesia ou de circunstância”.

Dirigindo-se de forma particular ao sacerdote “eleito”, padre Ricardo Barroco, D. António Couto sustentou que um pastor da Igreja deve “sintonizar a sua vida com a Palavra viva de Deus”, caso contrário o seu ministério será baseado apenas em “banalidades”.

Para o bispo lamecense, a missão sacerdotal só tem um “verdadeiro roteiro, anunciar ao mundo a Ressurreição do Senhor”, com o Filho de Deus como guia.

“Somos muito mais inventivos, quando seguimos de perto Jesus Cristo”, concluiu D. António Couto.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR