Lamego, 27 nov 2017 (Ecclesia) – O bispo de Lamego presidiu este domingo à ordenação diaconal de Vítor Manuel Teixeira Carreira, no dia em que se assinalou a Dedicação da Catedral diocesana, pedindo “dedicação total” às comunidades católicas.
“Próprio do anúncio do Evangelho é a leveza, a beleza e a dedicação total. Só assim, caríssimo Eleito, caríssimos sacerdotes e caríssimos fiéis leigos, amados irmãos e irmãs, estaremos em sintonia com o Evangelho e avivaremos a Dedicação da nossa Igreja Catedral, desta Casa-mãe que hoje nos acolhe. Dedicação total”, disse D. António Couto na homilia da celebração, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O prelado sublinhou o facto de a ordenação diaconal decorrer na solenidade de Cristo-Rei, “o único rei que não reina desde fora”.
“Não reina com a espada, com a força, decretos e impostos, mas desde dentro, portanto com mansidão, graça, amor, justiça, verdade e paz, empresta à nossa reunião celebrativa de hoje a nota do serviço humilde e dedicado que todos, como filhos e irmãos, devemos uns aos outros”, acrescentou.
D. António Couto deixou uma interpelação direta ao diácono Vítor Carreira: “Põe a tua vida em sintonia com o lema da nossa Diocese para este Ano Pastoral, ‘Vai, e faz tu também do mesmo modo!’”.
OC