Lamego: Bispo desafia jovens a viverem em «alta-fidelidade»

Igreja Católica encerra este domingo a terceira Semana do Consagrado

Lamego, 04 fev 2012 (Ecclesia) – O bispo de Lamego, D. António Couto, quer contar com a colaboração de jovens convictos da sua fé e dispostos a servir a Deus, numa atitude de “alta-fidelidade”.

“Não vos conformeis com as pautas deste mundo. Experimentai viver em Hi-Fi, alta-frequência, alta-fidelidade, alta dedicação, amor novo”, desafiou o prelado, esta sexta-feira, durante uma vigília de oração integrada no Dia do Consagrado.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o bispo lamecense recorreu ao Evangelho para recordar aos mais novos o exemplo deixado por Simeão e Ana, que tiveram a coragem de vir ao encontro de Jesus, apoiados pelo “impulso do Espírito”.

Para aquele responsável, os “dois maravilhosos velhinhos” prefiguram “o retrato a corpo inteiro do Consagrado”, de alguém “totalmente dedicado a Deus” e que sob a orientação do Espírito Santo, é capaz de ir “compondo” o plano traçado por Deus para toda a humanidade.

“Há uma música nova à vossa espera. É como um som que nunca se ouviu, como um silêncio que nunca se calou! Que Maria, a Mãe da Alegria, vos leve pela mão”, reforçou.

A Semana do Consagrado, que termina este domingo, é organizada pela Comissão Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa, em parceria com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

A iniciativa tem como tema ‘A Vida Consagrada no coração da Evangelização’ e, para além de envolver um conjunto de sugestões de oração, celebração e reflexão, procura prolongar o clima de comunhão proporcionado pelo Dia do Consagrado, instituído pelo Papa João Paulo II em 1997.

O evento é assinalado pela Igreja Católica a 2 de fevereiro, dia da festa da Apresentação do Senhor, em que a principal leitura bíblica recorda a ida da mãe de Jesus ao templo de Jerusalém, para oferecer o seu filho a Deus, em sinal de obediência aos preceitos judaicos.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Vaticano, existem em Portugal 972 padres pertencentes a institutos de vida consagrada, 312 religiosos e 5695 religiosas.

Os membros das congregações religiosas fazem a profissão pública dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, assumidos por votos ou outros vínculos, vivendo em comunidade.

JCP/RJM/OC

Partilhar:
Scroll to Top