Lamego, 15 fev 2017 (Ecclesia) – O bispo de Lamego “encorajou” todos na Paróquia de São Martinho de Mouros a serem “protagonistas da evangelização”, na visita pastoral que decorreu entre 7 e 12 de fevereiro, “dias intensos” no contacto com a população
“[D. António Couto] Encorajou a que todos sejamos protagonistas da evangelização para que ninguém se sinta mero espetador ou recipiente do Evangelho. Deixou-nos o desafio para formarmos grupos de visitação que levem um pouco de conforto aos muitos doentes e aos que vivem sós”, escreveu o padre Excelso Ferreira, no jornal diocesano ‘Voz de Lamego’.
O sacerdote assinala que o bispo de Lamego teve para todos “uma palavra ou um gesto de carinho” e deixou uma mensagem de esperança na Paróquia de São Martinho de Mouros.
Entre 7 e 12 de fevereiro, D. António Couto visitou doentes, idosos e crianças, professores e funcionários escolares, catequistas e catequizandos, crismandos, e membros de grupos, movimentos e irmandades da Paróquia de São Martinho de Mouros.
No dia 8 de fevereiro, por exemplo, respondeu “à natural curiosidade” das crianças no centro escolar local, onde também almoçou na cantina.
O bispo diocesano passou pelo Centro de Saúde, o Centro Cívico, a junta de freguesia, a Associação de Ténis de Mesa de Viseu e a Irmandade de São Francisco Xavier e diversos locais de culto onde celebrou a Eucaristia e ministrou o Sacramento da Santa Unção.
No último dia de visita pastoral à Paróquia de São Martinho de Mouros, a 12 de fevereiro, D. António Couto foi recebido ao som do rufar dos bombos do grupo BomMouros e do estralejar dos foguetes no adro da Igreja Matriz.
“Interpretando o sentir de um povo que contactou de perto com o Senhor Bispo, seguramente que D. António tocou e ficou no coração de todos”, sublinhou ainda o padre Excelso Ferreira sobre uma visita que considera “um acontecimento de graça” para as pessoas.
CB/OC