Lamego: “Avalanches de jovens” testemunham o Evangelho

Lamego, Viseu 19 ago 2013 (Ecclesia) –  D. António Couto propôs para o Ano da Fé na diocese de Lamego “avalanches de cristãos”, com jovens que “não se envergonhem do Evangelho” e que respondam à sua chamada.

Na abertura do Ano da Fé na sua diocese, a 25 de novembro de 2012, o bispo anunciou três iniciativas, “três fios de ouro”, que podiam “entrelaçar os corações e guiar os passos” dos fiéis ao longo do ano, explica a diocese no seu endereço na internet.

Nesta iniciativa o prelado desafiou os fiéis a testemunharem o Evangelho em “avalanches de cristãos”, especialmente com “marca jovem”, que “atravessando cidades e aldeias” encontrem Jesus nos outros para que todos se sintam acolhidos.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Lamego respondeu a este desafio com as “avalanches de jovens” que estão a decorrer e vão repetir-se por toda a diocese até ao mês de novembro.

O primeiro encontro foi no Arciprestado de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tabuaço, e juntou cerca de 50 jovens que depois da oração da manhã testemunharam “a alegria de ser cristão” nas localidades de Ponte do Abade, Tabosa da Cunha, Arnas e Cunha.

“É tão simples como dar um sorriso a uma dona de casa que está a cortar umas rosas, um abraço ao pastor atento a suas ovelhas, um beijo a uma criança no colo da mãe”, explicou um dos participantes.

“Com as mãos vazias mas com o coração cheio, a Avalanche de Fé foi ultrapassando fronteiras e barreiras, superando o calor e o cansaço unindo toda a comunidade”, acrescentou.

As outras iniciativas propostas por D. António Couto foram a constituição de escolas da fé “em todos os Arciprestados” e o envio de “cristãos convictos e credíveis” ao encontro do próximo para “lhe passarem essa paixão de Cristo”, explica o site da diocese.

CB/LS

Partilhar:
Scroll to Top