Juventude: Réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro é exibida em Paris para antecipar Jornada Mundial

Símbolo da cidade carioca «vai ao encontro de turistas, peregrinos, de todas as culturas e de todos os países»

Paris, 27 ago 2012 (Ecclesia) – Uma réplica da estátua do Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro, vai ser exibida quarta-feira diante da Catedral de Paris, no âmbito da preparação para a Jornada Mundial da Juventude que decorre na cidade brasileira em 2013.

A cópia de 3,8 metros de altura e três de largura, esculpida pelo artista plástico Odilon Lima e artesãos de escolas de samba do Rio de Janeiro, é apresentada após uma missa a celebrar na tarde de quarta-feira na Catedral de Notre Dame, revela hoje a agência de notícias do Vaticano.

A estátua do Cristo Redentor foi nomeada “Embaixadora” da Jornada Mundial da Juventude 2013, que se realiza de 23 a 28 de julho, iniciativa para a qual se espera a presença do Papa Bento XVI e de centenas de milhares de jovens católicos.

A apresentação da réplica à escala 1/10 na capital francesa é acompanhada por uma exposição e folhetos em várias línguas que contam a história do monumento mais visitado da cidade carioca e do Brasil.

“Cristo de braços abertos é o maior símbolo do Rio de Janeiro e vai ao encontro de turistas, peregrinos, de todas as culturas e de todos os países, mostrando que o Rio é uma cidade aberta e acolhedora”, sublinha um comunicado do reitor do santuário onde a estátua foi erguida, padre Omar Raposo.

Depois de ter sido apresentada pela primeira vez no Vaticano, em abril, esta e outras réplicas vão ser expostas em Toronto, no Canadá, a 16 de setembro, na cidade de Tóquio, Japão, a 28 de setembro, e em Maputo, Moçambique, a 10 de outubro, adianta a mesma fonte.

O Cristo Redentor, localizado no topo do morro Corcovado, 710 metros acima do nível do mar, foi desenhado pelo artista plástico brasileiro Carlos Oswald e projetado pelo arquiteto francês Paul Landowsky, refere o site da Prefeitura (câmara municipal) do Rio de Janeiro.

A estátua de 38 metros de altura e 30 de largura começou a ser construída em 1926 e foi inaugurada em 1931, a 12 de outubro, dia em que os católicos evocam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

O monumento foi eleito uma das “Novas Sete Maravilhas do Mundo”, com mais de 100 milhões de votos por internet e telefone, num evento realizado a 7 de junho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top