Juventude: Igreja Católica aposta em concursos e nas redes sociais para promover Jornada Mundial

Organização premeia vencedores com presença junto do Papa

Lisboa, 02 ago 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica aposta em concursos e nas redes sociais da internet para promover a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), oferecendo aos vencedores a possibilidade de estarem junto do Papa no encontro que decorre este mês em Madrid.

Um dos primeiros gestos de Bento XVI ao chegar à capital espanhola, a 18 de agosto, vai ser a passagem sob os arcos da porta de Alcalá, antiga entrada na cidade que é hoje um dos símbolos de Madrid.

Dos 50 jovens que vão cruzar o monumento do século XVIII com o Papa, cinco – um por continente – vão ser apurados na sequência de um concurso realizado na rede social Facebook, que terminou hoje às 11h11 (hora de Madrid, menos uma em Lisboa), revela uma nota de imprensa da organização.

Os participantes deveriam obter o maior número possível de pontos, convidando amigos a seguirem a página oficial da JMJ no Facebook e ligarem o perfil pessoal nesta ferramenta de partilha à sua página no Twitter, outra rede social da internet.

O concurso incluiu a oferta de 50 lugares para o palco onde vai decorrer a principal vigília de oração da Jornada, que na noite de 20 para 21 de agosto conta com a presença do Papa.

O encontro, para o qual a organização espera a presença de um milhão de fiéis, decorre no aeródromo de Cuatro Vientos, antecedendo a missa de encerramento da JMJ, também presidida por Bento XVI.

Referindo-se aos participantes no encontro, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, apelidou-os de “jovens do continente digital”, tendo-lhes pedido que anunciem a mensagem cristã “nos continentes geográficos e também nos virtuais”.

“Vamos a Madrid com o Papa, com a consciência de enfrentar um novo e grande desafio: anunciar Cristo a esta geração de jovens do século XXI”, afirmou o responsável no mais recente programa ‘Octava Dies’ (Oitavo Dia), transmitido pela estação de televisão CTV, do Vaticano.

Além da presença junto do Papa, a atribuir aos peregrinos que se registaram na Jornada, os organizadores também lançaram uma modalidade dirigida a quem não vai a Madrid ou não se inscreveu no encontro: aos 10 jovens com maior pontuação foi oferecida a mochila do evento e o seu conteúdo, acompanhados de artigos da loja oficial da JMJ.

A diocese de Aveiro também recorreu a um concurso para escolher dois dos três jovens que vão participar na vigília de oração junto do Papa, tendo lançado a seguinte pergunta: “O que diria a Bento XVI se tivesse a oportunidade de estar frente a frente nas Jornadas Mundiais da Juventude?”.

A 26.ª Jornada Mundial da Juventude decorre de 16 a 21 de agosto, tendo como tema a frase ‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’, extraída de um dos textos bíblicos de São Paulo.

RM

Partilhar:
Scroll to Top