JMJ cria «rede que pode ser excelente oportunidade para a Igreja se abrir e dialogar com outras instâncias» – padre André Batista, coordenador do COD
Leiria, 06 mai 2023 (Ecclesia) – O padre André Batista, coordenador do COD de Leiria-Fátima, disse hoje à Agência ECCLESIA que a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está a criar uma “rede” muito grande e deseja que seja “oportunidade criada para a Igreja se abrir e dialogar com outras instâncias”.
“A palavra rede, que temos falado muito, e vai-se sentindo, conhecer esta rede, estas pessoas e acompanhar, dar respostas, pastoral e evangélicas, aos jovens e à sociedade em geral, porque sinto que a rede que se cria pode ser excelente oportunidade para a Igreja se abrir e dialogar com outras instâncias”, explicou o sacerdote.
O coordenador do COD revela que tem sido grande a “aventura” em todo o país e na sua diocese o incentivo foi feito às vigararias.
“Fomos incentivando as vigararias para que houvesse ousadia e criatividade, que os símbolos fossem a alguns locais mais simbólico, mais festivos e outros de reunião de jovens, estivemos na feira de Leiria e noutros locais públicos desportivos”, conta.
Este sábado, a cruz da JMJ, esteve na torre de menagem do Castelo de Leiria e o bispo diocesano, D. José Ornelas, sobrevoou a torre e a cidade.
O padre André Batista recorda ainda a “inauguração do mural JMJ, junto das escolas secundárias e superiores de Leiria”, e destaca neste sábado o grande encontro diocesano de adolescentes.
“Com o grande encontro diocesano de adolescentes que acontece quase todos os anos, os símbolos JMJ a estarem na nossa diocese, impunha-se que aqui estivessem hoje para os adolescentes fazerem festa na cidade”, refere.
Também o padre José Henrique Pedrosa, diretor do departamento diocesano de educação cristã, vê este encontro diocesano de adolescentes (ENDIAD), como uma “antecipação pequenina da JMJ”, onde estão presentes os grupos de adolescentes (7.º, 8.º, 9.º, 10º, Say Yes, Pós-Crisma, JMJ…), numa organização do Serviço Diocesano de Catequese e o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil da diocese de Leiria-Fátima.
“O encontro procura juntar os grupos, este contexto da JMJ e toda a preparação que os grupos têm feito leva a que hoje, com a presença dos símbolos, vamos procurar fazer com este dia seja antecipação pequenina da JMJ”, disse em declarações à Agência ECCLESIA.
Segundo o sacerdote, “Mergulha na Vida” foi o tema deste encontro que iniciou com “um caminho, com várias passagens, fazendo alusão ao caminho que Maria fez para visitar a prima Isabel”, seguindo-se a “Festa do Encontro”, num concerto com a Banda da Paróquia.
A cruz e o ícone de Nossa Senhora, que este mês se encontram na diocese de Leiria – Fátima, vão este sábado integrar uma “caminhada noturna” até ao Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
HM/SN