Cidadela Arco-Íris associa-se a iniciativa «Natal Juntos», de partilha de vídeos musicais
Alenquer, 07 dez 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Cidadela Arco-Íris, do Movimento dos Focolares, gravou a música ‘Nasce o Amor’ associando-se à iniciativa ‘Natal Juntos’, da plataforma ‘Juntos pela Europa – Portugal’, na partilha de “canções natalícias e ecuménicas de amor e de esperança”.
“A importância de cantarmos este tipo de músicas, com este tipo de letras, é mostrarmos àquelas pessoas que estão mais sozinhas – e muitas vezes com esta situação perdem a esperança – que vamos conseguir ultrapassar estes momentos.”, disse Ana Rita Quaresma à Agência ECCLESIA.
“Ouvirem e verem a nossa comunidade a reunir-se para fazer este tipo de ações e estarmos todos juntos, mas com proteção e com o nosso distanciamento, dá esperança e aproxima das outras pessoas que estão a ver-nos online e mesmo os vizinhos da Cidadela”, acrescenta.
A plataforma ‘Juntos pela Europa – Portugal’, rede de movimentos cristãos, está a promover a iniciativa ‘Natal Juntos’ convidando movimentos, comunidades e grupos a partilhar “canções natalícias e ecuménicas de amor e de esperança”, em vídeos que estão a ser publicados online.
O Movimento dos Focolares faz parte da rede ‘Juntos pela Europa – Portugal’ e a sua comunidade da Cidadela Arco-Íris, na Abrigada (Alenquer), aderiu ao desafio e gravou a música ‘Nasce o Amor’, uma adaptação de ‘Nasce l’Amor’ do grupo focolarino ‘Gen Rosso’.
Ana Rita Quaresma sublinhou que a “música é o amor e a esperança que reúne a todos” e que “é muito importante” estarem “todos juntos” e ter “esperança no coração” que vão “estar juntos novamente”.
“A música mostra o amor que nesta época que transmite o nascimento de Jesus, que é realmente a importância que tiramos desta época e transmite mesmo o amor que ele nos deu e continua a dar na nossa vida e ao longo da nossa vida”, acrescentou a jovem focolarina.
Paulo Santos explica que mostram às pessoas que “com a diversidade pode-se testemunhar a unidade” e dão um testemunho a uma Europa que “está numa encruzilhada, que está numa fase importante com todos os desafios que encontra”, e os movimentos cristãos, “católicos e não católicos, podem dar um grande contributo”.
“E que se pode construir muito sobretudo nesta perspetiva de conjugar sinergias e de poder levar para a frente um projeto, mas tendo em conta a especificidade de cada um”, acrescentou, em declarações no final da gravação da canção de Natal para a Agência ECCLESIA.
Paulo Santos lembra que o Natal “celebra esta vida de Deus” e que traz a mensagem que quer que estejam todos juntos, que trabalhem juntos, por isso, “é uma época muito importante para recordar e intensificar” o trabalho da rede ‘Juntos pela Europa’”.
A gravação de ‘Nasce o Amor’ na Cidadela Arco-Íris do Movimento dos Focolares envolveu as pessoas individualmente, as comunidades e as famílias, com os seus filhos.
“Esta música tem uma letra que eles entendem e que cantam com alegria e conseguimos transmitir o espírito de Natal que nos queremos”, disse Ana Maia Matos.
A família Ana e Mário Maia Matos, com os seus três filhos, abriram as portas de casa à Agência ECCLESIA para a iniciativa da rede ‘Juntos pela Europa – Portugal’, e Ana explicou que os filhos “já têm uma visão de mundo e da Europa” que os pais não tinham porque “eles vivem nesta era da globalização, as fronteiras não é sequer uma coisa que entendam” e o que querem “é um tipo de sem-fronteiras diferente.
“É cada um seu povo, mas trazem as suas riquezas, porem em relevo cada coisa. Esta mensagem é outra que queremos transmitir e cresçam com este sentido do que é que é esta globalização boa”, salientou a entrevistada do Movimento dos Focolares.
‘Juntos pela Europa – Portugal’ reúne diversos movimentos católicos: Conferências de São Vicente de Paulo, Comunidade Emanuel, Família Missionária Verbum Dei, Equipas de Nossa Senhora, Instituição Teresiana, Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Movimento dos Cursilhos de Cristandade, e Oficinas de Oração.
CB/OC