Jubileu: Responsável da secretaria para a Comunicação revela cobertura mediática «inédita»

Cidade do Vaticano, 04 dez 2015 (Ecclesia) – O prefeito da Secretaria para a Comunicação (Santa Sé) explicou que a abertura da Porta Santa do Jubileu da Misericórdia vai ser transmitida em direto mundialmente com tecnologia ultra-avançada, mas a “força” é o “anúncio do Papa”.

“Podemos ‘domesticar’ a tecnologia colocando-a à disposição mas a força não é muito da tecnologia mas mais de um homem que faz de um anúncio. Um anúncio que tem o peso da verdade de sua história”, destacou o padre Dario Viganò.

Numa entrevista, o responsável da secretaria para a Comunicação explicou que a transmissão da abertura da Porta Santa “vê-se em dois níveis” porque vão produzir em “todos os formatos”, no próximo dia 8 de dezembro.

O diretor do Centro Televisivo Vaticano (CTV) revelou que vão levar a “mais recente tecnologia” a “lugares de sofrimento”, como a prisão de São Vito, em Milão, ao Hospital Gemelli, talvez “à Terra Santa”, mas quem tem uma televisão de “definição padrão” também pode ver “tranquilamente este evento”.

Neste contexto, o sacerdote revelou que vão produzir um sinal em 4K Ultra-HD onde vão ter um “shooting único” com uma “multiplicidade de formatos” que vai permitir a distribuição “muito maciça” e a “possibilidade para quem tem uma televisão plasma Ultra HD 4K ver em 4k”.

Já nas ondas hertzianas, a Rádio Vaticano vai produzir o sinal 5.1, “de grande nível”, e vão ter “quatro canais linguísticos, “outro elemento muito importante”.

“Este é o fruto de colocar em torno de um projeto vários parceiros particularmente significativos”, acrescentou o padre Dario Viganò.

A transmissão da Abertura do Jubileu da Misericórdia vai ser uma colaboração entre o Centro Televisivo do Vaticano e a Rádio Vaticano, que antecipa a futura fusão – Rádio Televisão Vaticana – com a contribuição tecnológica da Sony, Eutelsat, Globecast e DBW Communication.

A emissora católica do Vaticano adianta também que durante o Ano Santo da Misericórdia vai ser usada uma nova Sala de Imprensa, “principalmente nos grandes eventos”, situada no número 7 da Via da Conciliazione.

Por sua vez os peregrinos que vão ao Estado do Vaticano durante o jubileu, entre 8 de dezembro e 20 de novembro de 2016, têm um Centro de Acolhimento que vai disponibilizar todas as informações e notícias relativas a este evento, entre as 07h30 às 18h30 de segunda-feira a domingo.

RV/CB

Partilhar:
Scroll to Top