Cidade do Vaticano, 04 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco já recebeu todos os objetos referentes ao Jubileu precedente guardados nas caixas de zinco que estavam nas quatro basílicas papais, depois de realizado o reconhecimento das Portas Santas para o Ano Santo da Misericórdia.
Cumpriu-se a tradição do reconhecimento das Portas Santas das Basílicas de Roma numa cerimónia onde é demolida a parede que lacra a porta, pelo lado de dentro, e se verifica o conteúdo da caixa guardada no encerramento do jubileu anterior (do ano 2000).
Depois deste ato, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, monsenhor Guido Marini, entregou a Francisco “todos os objetos” encontrados no interior das quatro caixas.
O reconhecimento das Portas Santas começou na Basílica São João de Latrão onde foi retirada a placa fixada na parte central da parede e recuperada a caixa de zinco com as palavras de encerramento, a chave da Porta Santa e 41 medalhas, com o brasão de São João Paulo II, no dia 16 de novembro, sob a presidência do vigário da Diocese de Roma, D. Agostino Vallini.
No dia seguinte, esta cerimónia foi replicada na Basílica de São Pedro, sendo o reconhecimento precedido por uma oração presidida pelo cardeal Angelo Comastri que conduziu a procissão do Cabido desta basílica e a monição do cerimoniário.
Depois, os funcionários da Fábrica de São Pedro usaram uma “picareta” para abrir a parede que vedava a Porta Santa e retiraram da caixa, aberta com um maçarico, os “documentos” do Jubileu do Ano 2000, a chave da Porta Santa, “as manilhas, o pergaminho notarial, tijolos e medalhas comemorativas do Pontificado”.
O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, também marcou presença nesta celebração na Basílica de São Pedro.
As Basílicas de Santa Maria Maior e de São Paulo fora de muros também receberam esta cerimónia que precede o novo jubileu, o Ano Santo da Misericórdia [8 de dezembro de 2015-20 de novembro de 2016], presididas pelos seus arciprestes, respetivamente nos dias 19 e 23 de novembro.
RV/CB