Jubileu: Porta Santa vai ser aberta em Lampedusa no Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

Cidade do Vaticano, 15 jan 2016 (Ecclesia) – A ilha italiana de Lampedusa, ponto de entrada de milhares de migrantes e refugiados na Europa, vai ter uma porta santa especial, no Jubileu da Misericórdia, adianta a Rádio Vaticano.

Assinalando o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, este domingo, a comunidade católica local promove um momento de oração diante da ‘Porta da Europa’, monumento dedicado à memória dos migrantes mortos no mar.

O cardeal Francesco Montenegro, arcebispo de Agrigento, vai abrir neste local uma das duas portas jubilares da ilha, com a diferença de que esta não permite o acesso a uma igreja mas apresenta-se como “um portal de esperança para um destino melhor, uma memória por quem perdeu a vida”, explica a emissora pontifícia.

Ainda no domingo, na Paróquia de São Gerlando, será celebrada uma Missa presidida pelo cardeal Montenegro, ocasião em que será entregue à comunidade de Lampedusa um presente do Papa: um grande crucifixo feito de remos, da artista plástica Alexis Leyva Machado (Kcho), que Francisco recebeu durante a sua visita a Cuba, em setembro de 2015.

Lampedusa foi o destino da primeira viagem do Papa Francisco, a 8 de julho de 2013.

A outra porta santa do Jubileu da Misericórdia na ilha é a do Santuário de Nossa Senhora de Porto Salvo.

RV/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top