Dioceses assinalam este domingo o início do «Ano Santo Extraordinário»
Lisboa, 13 dez 2015 Ecclesia – O início do Jubileu da Misericórdia é assinalado este domingo na maioria das dioceses de Portugal com a abertura da Porta Santa na catedral diocesana, 20 das 151 igrejas com a “Porta da Misericórdia”.
Na Bula de Proclamação do Jubileu da Misericórdia, o Papa determina que, depois do iniciou o Ano Santo Extraordinário com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, em Roma, no dia 8 de dezembro, “no domingo seguinte, o terceiro Domingo do Advento”, se abra a Porta Santa “em cada Igreja particular.
Neste domingo, Francisco vai presidir à abertura da Porta Santa na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão.
Em Portugal há 151 igrejas jubilares com a “porta da Misericórdia” cuja celebração de abertura decorre a partir deste domingo.
A lista das igrejas jubilares em Portugal estão enumeradas, por diocese, na última edição do semanário digital Ecclesia.
"Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia", afirmou o Papa na celebração de abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Dia da Imaculada Conceição.
"Que o cruzamento da Porta Santa nos faça sentir participantes deste mistério de amor. Ponhamos de lado qualquer forma de medo e temor, porque não se coaduna em quem é amado; vivamos, antes, a alegria do encontro com a graça que tudo transforma", acrescentou.
O anúncio deste Jubileu da Misericórdia aconteceu a 13 de março, no Vaticano, quando o Papa explicou que a iniciativa nasceu da sua intenção de tornar “mais evidente” a missão da Igreja de ser “testemunha da misericórdia”.
OC/PR