Jubileu: Papa faz visita surpresa a lar de idosos em Roma

Francisco visitou depois instituição que acolhe pessoas em estado vegetativo

Roma, 15 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa fez hoje uma visita surpresa a um lar de idosos nos arredores de Roma, onde se encontrou com cerca de 30 pessoas, revelou a página oficial do Jubileu da Misericórdia.

A iniciativa vai ao encontro do que o próprio Francisco tinha prometido, antes do início do Ano Santo extraordinário (dezembro 2015-novembro 2016), quando manifestou a intenção de cumprir um “gesto” simbólico durante cada mês do jubileu.

"Esta visita não programada apanhou todos de surpresa e ajuda a compreender como são importantes as palavras do Papa Francisco contra a cultura do descarte e o grande valor que os idosos e os avós têm na Igreja e na sociedade", explica o comunicado do Vaticano.

A nota acrescenta que Francisco visitou depois uma instituição que acolhe sete pessoas em estado vegetativo persistente, acompanhadas pelos seus familiares.

"Também este gesto, tão profundamente humano, do Papa Francisco testemunha o grande valor da vida humana e da dignidade com a qual deve ser sempre respeitada", refere o site oficial do Jubileu.

O Papa tinha adiantado em entrevista à revista oficial do Jubileu que o programa deste ano prevê “muitos gestos” e que ele próprio iria concretizar “um gesto diferente” numa sexta-feira de cada mês, a fim de promover uma “atitude mais tolerante, mais paciente, mais terna”.

“A revolução da ternura é o que temos de cultivar como fruto deste ano da misericórdia: a ternura de Deus para com cada um”, disse à revista ‘Credere’, em dezembro do último ano.

Francisco retomava a imagem do “hospital de campanha” para definir a missão da Igreja nos dias de hoje, face a “tanta gente ferida e destruída”.

“Quando vejo os doentes, os idosos, a carícia surge-me espontaneamente. É um gesto que pode ser interpretado ambiguamente, mas é o primeiro gesto que a mãe e o pai fazem à criança recém-nascida, o gesto do ‘gosto de ti’, ‘amo-te’, ‘quero que sigas em frente’”, explicou.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top