Leão XIV recebeu milhares de peregrinos da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém

Cidade do Vaticano, 23 out 2025 (Ecclesia) – O Papa deixou hoje uma mensagem contra o ódio e a violência na Terra Santa, ao receber milhares de peregrinos da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, por ocasião do Jubileu.
“Num mundo em que a arrogância e a violência parecem prevalecer sobre a caridade, vocês são chamados a testemunhar que a vida vence a morte, que o amor vence o ódio, que o perdão vence a vingança”, declarou Leão XIV, num discurso publicado pela sala de imprensa da Santa Sé.
A intervenção começou com uma saudação aos cavaleiros e damas da Ordem, historicamente ligada à prática da peregrinação à Terra Santa.
“Vocês nasceram, de facto, para guardar o Santo Sepulcro, para cuidar dos peregrinos e para apoiar a Igreja de Jerusalém. Ainda hoje o fazem, com a humildade, a dedicação e o espírito de sacrifício que caracterizam as ordens de cavalaria”, indicou.
O Papa elogiou o apoio constante que os membros da instituição prestam “sem alarde e sem publicidade” às comunidades da Terra Santa, nomeadamente através do Patriarcado Latino de Jerusalém e das suas obras educativas, sociais e humanitárias.
“Em tudo isto, mostram que guardar o Túmulo de Cristo não significa simplesmente preservar um património histórico-arqueológico ou artístico, mas apoiar uma Igreja feita de pedras vivas”, acrescentou.
Na sua intervenção, Leão XIV propôs várias dimensões da esperança inspiradas pelo Jubileu, como a “espera confiante”, o” rosto do serviço” e a “meta” da ressurreição.
O encontro, que reuniu 3600 cavaleiros e damas da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, no Auditório Paulo VI, concluiu-se com a recitação do Pai-Nosso e a bênção apostólica do Papa.
OC