Contagem iniciou no dia 8 de dezembro de 2015 e aumentou com a chegada da primavera
Cidade do Vaticano, 23 abr 2016 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização revelou que mais de cinco milhões de peregrinos visitaram Roma desde a abertura do Ano Santo da Misericórdia, no dia 8 de dezembro de 2015.
O número de peregrinos que se desloca ao Vaticano é calculado a partir da inscrição que é necessário fazer para atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro e para participar nos eventos jubilares e foi divulgado pela página da internet sobre o Jubileu da Misericórdia, citada pela Rádio Vaticana.
Para além de ser vivido nas dioceses de todo o mundo, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia é assinalado no Vaticano, onde acontecem celebrações jubilares para diferentes setores da pastoral – decorre entre este sábado e segunda-feira, por exemplo, o Jubileu dos Adolescentes -, e é possível atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro, precedida de uma breve peregrinação.
A exposição dos corpos do Padre Pio de Pietralcina e de São Leopoldo Mandic e as audiências jubilares que o Papa Francisco realiza uma vez por mês, ao sábado, foram os eventos que registaram maior número de peregrinos em Roma.
A canonização de Madre Teresa de Calcutá, no dia 4 de setembro, deverá atrair também muitos peregrinos ao Vaticano.
Até hoje houve 26 anos santos ordinários e dois extraordinários (anos santos da Reden¬ção): em 1933 (Pio IX) e 1983 (João Paulo II).
O anúncio deste Jubileu da Misericórdia aconteceu a 13 de março, no Vaticano, quando o Papa explicou que a iniciativa nasceu da sua intenção de tornar “mais evidente” a missão da Igreja de ser “testemunha da misericórdia”.
PR