Encontro no Ano Santo conta com mais de 11 mil participantes de todas as dioceses nacionais, em Roma
Lisboa, 28 jul 2025 (Ecclesia) – O Jubileu dos Jovens, que começa hoje em Roma, vai contar com a presença de mais de 11 mil jovens portugueses, que levam na bagagem as lições aprendidas na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, primeira realizada no país.
“Desde a JMJ houve uma vontade muito grande de seguir o que o Papa Francisco, na altura, nos pedia: sermos jovens ativos na Igreja”, refere à Agência ECCLESIA Mariana Cabral, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
A jovem é uma das participantes neste encontro jubilar, no contexto do Ano Santo que a Igreja Católica está a celebrar.
Da Arquidiocese de Évora parte Lusitana Cambulo, que recorda também a experiência dos “Dias nas Dioceses”, que antecedeu a JMJ Lisboa 2023.
“Recebemos muitos jovens estrangeiros de várias partes do mundo e ficou sempre o bichinho para os nossos jovens de saber o que há depois disso. Recebemos, mas também queremos ter a experiência de poder ir”, indica.
O convite a participar no Jubileu dos Jovens foi lançado pelo Papa Francisco no Parque Tejo, ao encerrar a JMJ de 2023.
Para Rodrigo Francisco, também da Arquidiocese de Évora, a viagem a Roma é “um fruto semeado desde essa altura”.
“Toda a vivência das jornadas deixaram muitos frutos e inclusive os jovens que se estão a movimentar agora são frutos também dessa mobilização que houve nas Jornadas Mundiais da Juventude, todo o trabalho desenvolvido desde essa data e também para essa data”, precisa.
Mariana Cabral explica que, em Portalegre-Castelo Branco, a participação de 120 jovens neste evento jubilar “tem sido um processo bastante desafiante”.
“Somos uma diocese muito grande e muito dispersa e os jovens da nossa diocese estão a estar principalmente longe da diocese. Então é desafiante, mas ao mesmo tempo é muito bonito ver que mesmo longe os jovens quando fazemos atividades na diocese tentam ir e tentam estar e também querem agora ir todos juntos ao Jubileu a Roma”, assinala.
Lusitana Cabulo indica, por sua vez, que em Évora foram sendo promovidas várias atividades ao longo do último ano, “de modo a fazer um caminho para o Jubileu”.
“As expectativas são altíssimas”, adianta Rodrigo Francisco, que destaca o primeiro encontro da juventude mundial com Leão XIV, eleito a 8 de maio.
“Estamos em peregrinação, e temos que também pensar um bocado no nosso interior, o que é que nós queremos tirar de fruto desta viagem, que temos de estar sempre em oração também, apesar de termos algumas visitas turísticas, mas também a parte espiritual é muito importante e não queremos deixar de lado”, acrescenta Lusitana Cabulo, em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).
No total da Arquidiocese de Évora estarão em Roma mais de 250 jovens.
Já da Diocese de Leiria-Fátima partiram 345 jovens, acolhidos este domingo na Feira de Roma, onde ficam alojados.
“De comboio até ao coração de Roma, foi na basílica papal de Santa Maria Maior que os jovens de Leiria-Fátima celebraram a Eucaristia — e atravessaram, pela primeira vez, uma das Portas Santas abertas para este Jubileu. Um momento marcante, vivido em silêncio, oração e emoção”, indica uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O Jubileu dos Jovens decorre em Roma de 28 de julho a 3 de agosto e conta com 11 527 participantes portugueses.
LS/OC
Jubileu: Milhares de jovens chegam a Roma para uma das maiores celebrações do Ano Santo