Jubileu: Jovens portugueses celebraram Missa na Basílica de Assis

D. Américo Aguiar desafia participantes a procurar «sonho de Deus»

Foto: Agência ECCLESIA/CB

Carlos Borges, enviado da Agência ECCLESIA ao Jubileu dos Jovens

Assis, Itália, 27 jul 2025 (Ecclesia) – O cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, presidiu hoje à Missa na Basílica de São Francisco, em Assis, com participantes portugueses que viajaram para o Jubileu dos Jovens, que decorre até ao próximo domingo.

O bispo de Setúbal disse aos presentes que Deus “tem um sonho, um projeto para cada um”.

“Quando nós criamos condições para ouvir, para entender o que é que Deus quer de mim, o que é que Deus quer de nós, qual é esse sonho, qual é esse projeto, nada nos impede de o concretizar”. Nada, absolutamente nada”, referiu.

O cardeal português desejou que “todos, todos, todos sejam capazes de entender qual é o sonho de Deus, qual é o projeto de Deus”.

A reflexão citou as passagens bíblicas lidas durante a celebração, para sublinhar a importância da “insistência, de não desistir”.

“Uma insistência que implica sempre, da parte de cada um de nós, ser ativo (…), cabe-nos fazer a nossa parte”, assinalou o bispo de Setúbal, na homilia da celebração, com a presença de jovens da diocese sadina e de Beja.

D. Américo Aguiar advertiu que é possível ficar “religiosamente sentados”, esperando intervenções externas para resolver os problemas.

“Não baixemos os braços da nossa oração, apesar do nosso pecado, apesar da nossa fragilidade, nunca deixarmos de elevar os nossos braços, a nossa oração”, apelou.

O bispo de Setúbal evocou a experiência da JMJ Lisboa 2023, com as suas dificuldades e momentos de alegria.

“Não estamos aqui como turistas”, observou, antes de evocar também a celebração do V Dia Mundial dos Avós e Idosos.

Foto: Agência ECCLESIA/CB

No fim da Missa, Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), dirigiu-se aos participantes, deixando-lhes os “parabéns” por participarem no Jubileu dos Jovens, em resposta ao apelo do Papa Francisco no Parque Tejo, ao encerrar a JMJ Lisboa 2023.

“Como ele deve estar feliz por esta juventude de Portugal estar a caminho e ter feito uma paragem aqui em Assis”, declarou.

O responsável apresentou ainda o exemplo do jovem Carlo Acutis, que vai ser canonizado em setembro.

“Sintam-se inspirados por ele, sejam protagonistas e aventurem-se, como disse D. Américo, nos sonhos de Deus”, apelou.

Pedro Carvalho pediu que os peregrinos “levem o nome de Portugal e a alegria de Portugal”.

O Jubileu dos Jovens decorre em Roma de 28 de julho a 3 de agosto e conta com 11 527 participantes portugueses, a maior delegação de sempre num encontro internacional do género, com exceção da JMJ Lisboa 2023.

CB/OC

Vaticano: Jovens começam a viver festa do Jubileu

Partilhar:
Scroll to Top