Jubileu Jovens: Portugal leva a Roma mais de 11 mil jovens peregrinos

Departamento Nacional da Pastoral Juvenil indica «números expressivos» e «vitalidade» da Igreja em Portugal que mostra «jovens comprometidos» e com vontade de estar com Leão XIV

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Lisboa, 04 jul 2025 (Ecclesia) – Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, disse que após a eleição do Papa Leão XIV, registou-se “um pico de inscrições” e a organização portuguesa vai levar ao Jubileu dos jovens, mais de 11 mil participantes.

“Depois da eleição do Papa Leão XIV houve um pico de inscrições. É curioso, mas as pessoas vão para o encontro com Cristo vivo, independentemente do Papa. Eu já vivi essa transição com o Papa Bento XVI, que teve o primeiro grande encontro com a juventude na jornada de Colónia, em 2005, e a transição foi muito rápida. O que move é Jesus e, obviamente, haverá frases impactantes e inspiradoras para estes jovens, obviamente que haverá uma nova geração do Papa Leão e que se vai gritar a ‘juventude do Papa”, indica à Agência ECCLESIA o responsável nacional pela área da juventude nos serviços da Conferência Episcopal portuguesa.

A Igreja Católica está a celebrar o Jubileu do Ano Santo de 2025 e convocou os jovens para um encontro entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.

Pedro Carvalho dá conta de 11 mil e 400 participantes inscritos, prevendo que este número possa aumentar ainda até à data de início, disponíveis para a festa nas ruas, para o calendário previsto das atividades como os “diálogos na cidade”, também os encontros Papa Leão XIV.

A delegação portuguesa vai ter um encontro nacional no dia 30 e está prevista a elaboração de um programa que leve os peregrinos portugueses a um percurso pelas igrejas portuguesas ligadas aos cardeais lusitanos.

“Queremos ligar Roma à história dos cardeais portugueses e portanto está a ser desenhado um programa para cada igreja, onde os jovens possam fazer o percurso, com oração, música e exposições”, conta.

O responsável assinala a “vitalidade” da Igreja em Portugal e os números “expressivos” previstos para o Jubileu, decorrente da realização e mobilização que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 fez resultar.

“Nós somos muito mais do que aqueles que participaram na JMJ Lisboa 2023. Além dos jovens, também existe muita gente – acompanhadores, animadores, responsáveis de grupos – que querem continuar este caminho sobretudo com eles. O que nós aprendemos com a JMJ foi que tivemos que começar a pensar em trabalhar com os jovens, e não para eles. E isso está a acontecer e estes projetos que eu tenho visto surgiram por eles”, regista.

Pedro Carvalho explica que encontra pelo país “jovens comprometidos com a sua fé, com a comunidade” e que o acompanhamento é “necessário” para que os jovens sejam “felizes e comprometidos, que testemunhem Cristo vivo juntos dos seus amigos e família”.

“O desafio é como é que nós podemos ser cristãos no nosso dia-a-dia: como é que eu, enquanto jovem, posso ser cristão quando estou a praticar desporto? Como é que eu posso ser cristão quando estou com o meu grupo de amigos? Quando estou num concerto? Ou quando estou com os meus amigos…o desafio é levarmos para a vida esta forma de seguir Cristo e de ser cristão”, traduz.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil tem o objetivo de plantar 25 mil e 25 árvores, para reduzir a pegada de CO2 das viagens para o Jubileu dos Jovens, e a primeira foi plantada na inauguração do parque Papa Francisco, em Loures.

Pedro Carvalho recorda que a oliveira está ligada à paz, “a paz desarmada e desarmante que o Papa Leão XIV nos pede”, e que a plantação de árvores quer, para além da questão da sustentabilidade, ser esse símbolo de reconciliação, cultivado pelos jovens.

“Em Roma vão estar centenas de jovens e países representados e, tal como aconteceu em Lisboa, queremos dar o exemplo de que é possível na rua, nos encontros, coabitar e estar junto, em paz, em harmonia, em diálogo. E depois trazer essa inspiração para o nosso dia-a-dia, sendo construtores da paz desarmada e desarmante. Acredito que isso irá acontecer”, finaliza.

A conversa com Pedro Carvalho vai estar no centro do programa ECCLESIA, emitido este sábado, na Antena 1, pelas 6h.

LS

Parque Papa Francisco: Plantada a primeira de mais de 25 mil árvores para reduzir a pegada carbónica rumo ao Jubileu dos Jovens

Partilhar:
Scroll to Top