Passagem por Assis marcada pela devoção ao futuro santo Carlo Acutis




Carlos Borges, enviado da Agência ECCLESIA ao Jubileu dos Jovens
Roma, 28 jul 2025 (Ecclesia) – Grupos de jovens das dioceses de Setúbal e Beja estão a partilhar experiências a caminho do Jubileu, em Roma, como a passagem por Assis, onde veneraram o túmulo do futuro santo Carlo Acutis.
O cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, presidiu este domingo à Missa na Basílica de São Francisco, em Assis, e manifestou à Agência ECCLESIA a sua satisfação pela presença de quase “500 peregrinos de esperança” da diocese sadina.
“É muito significativo para a Diocese ter esse número de peregrinos. Sei dos sacrifícios que fizeram e que fazem para poderem participar em atividades e em convites que implicam uma adesão económica muito significativa, por isso agradeço muito às suas famílias, às suas paróquias e aos movimentos que lhes permitem fazer-se peregrinos e depois”, observou.
Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, assume a “alegria” pela participação de mais de 11 mil jovens portugueses neste encontro jubilar, com participantes dos cinco continentes.
“Uma peregrinação é uma maratona, e eles fazem aqui um ponto de abastecimento, quer na sua fé, quer na sua alegria, para seguirem para Roma”, observou, destacando a inspiração de São Francisco de Assis e de Carlos Acutis, que foi um patrono da JMJ Lisboa 2023.
O irmão Ricardo Borges, da Fraternidade dos Irmãozinhos de São Francisco de Assis, na Diocese de Beja, assume que a passagem pela cidade italiana teve um impacto especial, sublinhando a mensagem de paz e fraternidade que ali se vive.
“Foi aqui nesta terra, neste lugar, nesta praça onde estamos, que nasceu o grande desafio da paz. E onde, durante muitos anos, se vai fazendo a iniciativa no espírito de Assis para mover, para convidar, para desafiar o mundo, cada vez mais a anunciar aquilo que Francisco pediu”, acrescentou.
Vasco Gonçalves, coordenador do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, também destaca a proposta de fazer dos jovens “peregrinos na esperança e mensageiros da paz para o mundo”.
“Vai ser a juventude do mundo inteiro concentrada em Roma com o Papa, também um primeiro encontro com Leão XIV, que é um Papa da paz”.
A jovem Maria chega da Paróquia de Santiago Maior, Diocese de Beja, após ter sido voluntária na JMJ de 2023.
“Desta vez, achei que fazia todo o sentido viver uma experiência enquanto peregrina, achei que seria interessante. Se dei aos outros e vi que foi incrível, que eles viveram uma experiência tão boa, eu também queria viver essa experiência agora enquanto peregrina”, refere.
Carolina Gonçalves, da Paróquia da Baixa da Banheira, Diocese de Setúbal, também viveu a experiência do voluntariado na JMJ 2023: “A sensação de estar com outras pessoas, a fé, que é aquilo que nos une a todos, é muito forte e foi aquilo que nos fez vir, querer vir mais ainda ao Jubileu, porque é isto, é a fé que une as pessoas, é extraordinária”.
Da mesma paróquia partiu Patrícia Simões, que espera levar de Roma as “experiências com outras culturas, as diferentes formas que cada cultura leva à fé, ouvir cada história”.
O padre José Cachaço, prefeito do Seminário da Almada, acompanha o grupo no contexto da sua missão na Pastoral das Vocações.
“Estamos envolvidos na realidade dos jovens que estão na nossa diocese e só nesse contacto é que se podem suscitar perguntas, é que se pode suscitar um acompanhamento, para que seja qual for a vocação a que os jovens são chamados”, indica.

Carlo Acutis (1991-2006), que vai ser canonizado em setembro pelo Papa Leão XIV, faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”.
Filipe Castro, seminarista na Diocese de Setúbal, fala do adolescente italiano como “um exemplo para os jovens de como se pode alcançar a santidade e como a tecnologia que atualmente é vista de uma maneira tão má, por vezes, também pode ser um meio de evangelização e um meio de chamar outros jovens à fé e de espalhar o Evangelho pelo mundo”.
Ricardo Formigo, da Paróquia de Moura, na Diocese Beja, diz que o jovem Carlo Acutis mostra a todos que “o mundo precisa de mais santos”.
“Nós podemos ser estes santos de calças de ganga”, acrescenta.
Hérica Oliveira, da Paróquia da Baixa da Banheira, vê no futuro santo uma inspiração.
“Nós tentamos evangelizar bastante com as redes sociais, o Facebook, o Instagram e também o TikTok”, aponta.
O Jubileu dos Jovens decorre em Roma de 28 de julho a 3 de agosto e conta com 11 527 participantes portugueses, a maior delegação de sempre num encontro internacional do género, com exceção da JMJ Lisboa 2023.
CB/OC
Jubileu: Milhares de jovens chegam a Roma para uma das maiores celebrações do Ano Santo