Jubileu dos Jovens: «Sejam protagonistas de uma renovada pastoral» e «semeadores de esperança na Igreja e no mundo» – D. Nuno Almeida

Grupos de diferentes dioceses iniciaram viagens com destino a Roma para participar em grande encontro do ano Santo; Portugal leva 11 527 peregrinos

Lisboa, 26 jul 2025 (Ecclesia) – D. Nuno Almeida, responsável na Igreja católica pela Comissão Episcopal Laicado e Família (CELF), escreveu aos jovens, que participam no Jubileu, em Roma, pedindo que a sua participação possa favorecer a “esperança, a confiança e a fraternidade”.

“Queridos jovens, peregrinos! Procurai manter bem acesa a chama da esperança para que tenhais a coragem de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente. Que este Jubileu, num tempo como o nosso de tanta violência e incerteza, possa favorecer um clima de esperança, confiança e de fraternidade, como sinal dum renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência”, pode ler-se uma mensagem publicada na rede social Facebook.

O responsável pede aos jovens para se tornarem “protagonistas de uma renovada pastoral dos jovens” e para serem “semeadores de alegria e esperança na Igreja e do mundo”.

O Jubileu dos Jovens decorre em Roma de 28 de julho a 3 de agosto e conta com 11 527 participantes portugueses.

João Clemente, diretor do departamento da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa, conta à Agência ECCLESIA que o entusiasmo para participar neste encontro de jovens teve início em Lisboa, quando o Papa Francisco convidou a peregrinar ao Jubileu, em Roma, no anúncio do ano santo de 2025.

“Há uma vontade de reencontro entre os próprios jovens portugueses, que vão estar em grande número agora no jubileu em Roma. Mas depois também com tantos jovens do mundo inteiro – sabemos agora que são mais de 30 países que vão estar presentes em Roma. E essa relação entre os jovens, essa partilha entre os jovens, está muito presente neste desejo de participar no jubileu”, refere.

Do Patriarcado de Lisboa vão sair 4200 jovens, 1600 dos quais vão fazer deslocar-se em 31 autocarros, num percurso de três dias, com paragem em Barcelona e Turim, com a chegada a Roma prevista para terça-feira, dia 29.

Esta sexta-feira partiram os primeiros autocarros, acompanhados pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.

A organização quer fazer do percurso uma “peregrinação espiritual”, estando, no regresso, uma paragem prevista no Santuário de Lourdes, em França.

“Houve uma equipa de espiritualidade que esteve a pensar quais seriam as propostas, todos os dias de oração, aquilo que seriam os textos, as dinâmicas ao longo da viagem. Portanto, há aqui também uma grande proposta de encontro com Jesus”, reforça.

O responsável fala na expetativa dos participantes em estar “pela primeira vez” com o Leão XIV, e sobre as palavras que o Papa terá a dizer aos jovens.

D. António Augusto Azevedo enviou 144 jovens da diocese de Vila Real, que vão participar no Jubileu, em Roma, entregando a cada um kit do peregrino, “num gesto simbólico que marca o início desta caminhada”.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA dá conta da “vivência espiritual e de comunhão com milhares de jovens” de todo o mundo, “num encontro marcado pela oração, partilha e alegria da fé”.

Na diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador desafiou 320 jovens, que vão participar no Jubileu, a não se deixarem seduzir pelas promessas vazias do mundo, e afirmou que “o amor de Jesus Cristo pode preencher o coração”.

“Levai os vossos sonhos. Levai as virtudes. Semeai nas vossas comunidades este amor vivo de Cristo. Vós sois chamados a morrer para aquilo que não interessa e a viver para aquilo que é eterno”, apelou.

Em Braga, D. José Cordeiro explicou aos peregrinos que a esperança “não é um sentimento”, mas um “testemunho de vida, juntamente com a fé e a caridade”.

O responsável quis invocar os dons do espírito santo para cada jovem que inicia a peregrinação rumo ao Jubileu dos jovens: “Sede também uma bênção ao longo do caminho, nos dias em Roma e no regresso, para que depois da experiência da catolicidade da Igreja, com outras línguas, culturas e países, possais vir melhor para prosseguirmos caminho da vida, no vosso coração, na casa, na paróquia, na nossa arquidiocese de Braga”.

A diocese de Leiria – Fátima envia 389 jovens a Roma, e D. José Ornelas assinalou o tanto que haverá “para receber e partilhar” e pediu que os jovens “cuidem uns dos outros”, deixando a promessa de se juntar aos peregrinos no Jubileu.

Da Arquidiocese de Évora partem hoje, de autocarro, 141 jovens da Pastoral Juvenil, depois da missa de envio que decorreu ontem no Rossio de São Brás, numa celebração presidida pelo Arcebispo de Évora.

Aquele território envia ainda um grupo de 11 jovens dos Salesianos de Évora, acompanhados pelo Pe. Rafael Bonaparte e Carlos Ribeiro, e ainda cerca de 30 peregrinos, ligados ao Casarão – Pastoral Universitária de Évora.

Os jovens da diocese de Santarém iniciaram viagem rumo a Roma, após uma missa de envio que decorreu na Sé, e foi presidida por D. José Traquina.

PR/LS

Atualizado às 15h36

Jubileu dos Jovens: Encontrar a esperança «num mundo em guerra» e contribuir para a paz leva 26 jovens da Juventude Agostiniana Portuguesa a Roma

Partilhar:
Scroll to Top