Jubileu dos Jovens: Portugal tem «uma das maiores delegações internacionais presentes na capital italiana» – Pedro Carvalho

Um dos 11 527 jovens inscritos vai partilhar o seu testemunho para os jovens de todo o mundo, em Tor Vegata

Lisboa, 24 jul 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), informou hoje que estão mais de 11 mil e 500 jovens inscritos no Jubileu dos Jovens, e um deles vai partilhar o seu testemunho, em Roma.

“A caminho do Jubileu dos Jovens, que decorrerá de 28 de julho a 3 de agosto, em Roma, Portugal contará com 11 527 jovens inscritos, constituindo uma das maiores delegações internacionais presentes na capital italiana”, destaca o DNPJ, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo gabinete de comunicação da CEP.

Segundo o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, da Igreja Católica em Portugal, o “forte envolvimento da juventude portuguesa” nasceu do apelo deixado pelo Papa, no final da JMJ Lisboa 2023, no Parque Tejo; Francisco desafiou os jovens de todo o mundo a encontrarem-se em 2025, em Roma, “para um novo tempo de fé, reconciliação e esperança”, antes da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude 2027, em Seul, na Coreia do Sul.

O responsável da Santa Sé pela organização do Ano Santo, dedicado à esperança, disse que o Jubileu dos Jovens é o “momento mais esperado”, com peregrinos de 146 países; segundo o pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização, D. Rino Fisichella, 68% são da Europa e os restantes dos outros continentes, de 28 de julho a 3 de agosto, em Roma.

‘A esperança em cada passo’, é o lema da delegação portuguesa que “deseja viver” o Jubileu dos Jovens, do Ano Santo 2025, como “uma oportunidade de renovação espiritual, compromisso social e encontro com a universalidade da Igreja”.

Foto Duarte Mourão Nunes / JMJ Lisboa 2023

O DNPJ organizou um dia para ‘Encontro dos Peregrinos Portugueses’, a partir das 09h00, de 30 de julho (quarta-feira), com Missas e a passagem pela Porta Santa, na Basílica de São Paulo Extramuros, “com a presença de sete bispos portugueses”, seguindo-se a visita às igrejas romanas que são titulares os quatro cardeais portugueses, com “momentos de oração, concertos-oração e uma exposição fotográfica”.

A abertura oficial do Jubileu dos Jovens, com a Missa, presidida pelo Papa Leão XIV, é no dia 29 de julho, às 19H00 locais (menos uma em Portugal), na Praça de São Pedro, seguem-se dois dias de ‘Diálogos com a Cidade’, com 70 eventos “nas praças de Roma”, um ‘Dia Penitencial’, na sexta-feira, 1 de agosto, no Circo Massimo.

Os momentos conclusivos do Jubileu dos Jovens, com Leão XIV, são a vigília de oração (19h00) e a Missa de envio (09h00), nos dias 2 e 3 de agosto, respetivamente, em Tor Vergata, que acolheu a Missa final da JMJ no Jubileu de 2000, sob a presidência do Papa João Paulo II.

Em Tor Vergata, os “milhares de jovens de todo o mundo”, vão ouvir um “testemunho sobre espiritualidade e oração”, de um jovem português, na tarde do sábado, 2 de agosto, à tarde, antes da vigília com o Papa.

Sete jovens portugueses, de vários pontos do país, escreveram as propostas de oração que a aplicação (app) oficial de oração do Papa, o Click To Pray, vai disponibilizar de 28 de julho a 3 de agosto, três orações por dia para rezar pelo Jubileu dos Jovens; esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Rede Mundial de Oração do Papa (Obra Pontifícia confiada aos Jesuítas que tutela o ‘Click To Pray’, que nasceu há 11 anos em Portugal) e o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

O comunicado enviado pela da Conferência Episcopal Portuguesa lembra ainda o Projeto Give Back – Ecologia Integral e Jubileu 2025, em continuidade com o “compromisso ambiental” assumido na JMJ Lisboa 2023, que consiste na plantação de 25.025 árvores, uma “forma simbólica de restituir à natureza a pegada ecológica da presença juvenil em Roma”; a primeira árvore foi plantada na inauguração do Parque Papa Francisco, em Loures.

CB/PR

Vaticano: Jubileu dos Jovens é o «momento mais esperado» do Ano Santo 2025

Ano Santo 2025: Aplicação oficial de oração do Papa convida a rezar pelo Jubileu dos Jovens

Partilhar:
Scroll to Top