«Click to Pray» disponibiliza diariamente, na celebração jubilar a decorrer em Roma, três propostas de oração, escritas por sete jovens portugueses
Carlos Borges, enviado da Agência ECCLESIA ao Jubileu dos Jovens

Roma, 31 jul 2025 (Ecclesia) – Leonor Lopes, de 21 anos, é a autora das orações desta sexta-feira da aplicação oficial de oração do Papa para rezar para o Jubileu dos Jovens e conta que encarou o convite do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil com surpresa.
“Eu fiquei super contente, foi assim mesmo, eu não acredito, ao início eu pensava que era algo super grandioso para uma pessoa como eu e que sentia: ‘não, eu não estou assim tão preparada, acho que é uma coisa demasiado grande para mim’”, relata a jovem portuguesa em declarações à Agência ECCLESIA, na Fiera di Roma.
À medida que ia escrevendo, Leonor Lopes explica que o processo começou a “correr bem”, ficando “muito feliz” e “orgulhosa”: “É algo que eu realmente gostava de fazer mais”.
Desde o início do Jubileu dos Jovens, que decorre até domingo, o Click to Pray, aplicação oficial de oração do Papa, tem disponibilizado diariamente três orações para rezar por esta celebração jubilar, todas escritas por sete jovens portugueses, de vários pontos do país.
Leonor Lopes, de Coimbra, foi a responsável por escrever as propostas para esta sexta-feira e dá conta que foi possível dar asas à criatividade, apesar de ter de seguir “um certo número de palavras”.
“Sexta-feira é um bocadinho mais a parte do perdão e de nos conseguirmos reconciliar”, diz a jovem, que acrescenta que baseou as orações que escreveu na relação pessoal, na relação com o outro e na relação com Deus.
Questionada sobre o facto de as orações que escreveu ficarem disponíveis para todo o mundo, a portuguesa refere que ao início sentiu “nervosismo”, que se verifica ainda agora, estando expectante para saber qual será a reação do público.
Antes do convite para redigir as propostas de oração para o Jubileu dos Jovens, Leonor Lopes já acompanhava a aplicação oficial de oração do Papa.
“Eu gosto que seja algo curto, mas que também seja muito profundo para que eu consiga pensar […] acho que as perguntas que eles fazem e que deixam para nós pensarmos é algo essencial”, refere.

A jovem, ligadas aos Jesuítas, integra o grupo de 11 527 participantes portugueses a participar no Jubileu dos Jovens em Roma, um dos eventos centrais do Ano Santo, convocado pelo Papa Francisco e continuado por Leão XIV.
Leonor Lopes conta que já tinha o desejo de visitar a cidade e destaca a forma como está a viver esta celebração jubilar, com pessoas do “resto do mundo”.
No final da Missa de boas-vindas do Jubileu dos Jovens, esta terça-feira, o Papa fez uma aparição surpresa no papamóvel, percorrendo a Praça de São Pedro e as zonas circundantes, durante largos minutos, para saudar a população.
“Foi um momento de muita alegria”, manifesta a jovem que esperava só ver Leão XIV no sábado, em Tor Vergata, para a vigília de oração.
O Jubileu dos Jovens insere-se no Ano Santo 2025, que é marcado pela tradição de passar as Portas Santas, algo que Leonor Lopes já teve a oportunidade de experienciar, descrevendo como um momento de “deslumbre” e de “alegria”.
O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.
CB/LJ/OC
Ano Santo 2025: Aplicação oficial de oração do Papa convida a rezar pelo Jubileu dos Jovens