Jubileu: Bispo do Porto saúda participação dos jovens e pede que partilhem com outros a alegria da fé

Também o arcebispo de Braga dirigiu uma mensagem aos peregrinos, incentivando-os a serem portadores «de esperança»

Porto, 08 ago 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto agradeceu aos jovens da diocese pela participação no Jubileu, em Roma, e reforçou o pedido do Papa Leão XVIV para contagiar outros com a alegria da fé.

“Por vosso intermédio, colaborando com os outros jovens, como pedia o presidente da celebração, para que, falando com três, lhes desperteis pelo menos alguma curiosidade sobre a alegria da vossa fé”, desafiou D. Manuel Linda, na mensagem em vídeo divulgada pela Diocese do Porto.

O bispo diocesano conta com os destinatários da mensagem para o “dinamismo pastoral”, a “dinâmica religiosa” que espera que atinja “todos os jovens” da diocese.

O Jubileu dos Jovens, um dos eventos centrais do Ano Santo, realizou-se entre 28 de julho e 3 de agosto e contou com 11 527 participantes portugueses, a maior delegação num evento do género, no estrangeiro.

“Parabéns pela vossa ida e obrigado pelo vosso testemunho”, expressou D. Manuel Linda, fazendo depois referência aos cartazes presentes pela cidade que diziam «Roma abraça aqueles que são o futuro do mundo e da humanidade».

“Sim, por motivos óbvios, sois o futuro, porque vós continuareis a vida depois da minha geração ter passado, e haveis de transmiti-la a novas gerações, num ciclo que vai até não sabemos quando, mas porventura até muitos, muitos anos. A esse nível, é lógico. Mas por detrás desta frase também está este sentido, que haveis de transmitir os grandes valores do mundo”, referiu.

O bispo do Porto mostra-se impressionado com a “alegria”, o “contentamento” e o “testemunho da fé” dos jovens.

Chama-me à atenção aquela celebração que tivemos em São Paulo Fora de Muros. A vossa concentração, a maneira alegre como rezáveis, a forma simpática e extraordinariamente espiritual como vos concentrastes naquela grande assembleia, são testemunho de que a fé, por vós, tem futuro”, lembrou.

D. Manuel Linda apela à nova geração que ajude a “a construir uma diocese de acolhimento, de simpatia, de sinodalidade, uma diocese de família”.

“E que as vossas famílias, que já são famílias crentes, se integrem exatamente neste âmbito mais global, de tal maneira que possamos dizer: O Porto é uma família de famílias”, desejou.

Foto: Arquidiocese de Braga

Também o arcebispo de Braga enviou uma mensagem aos jovens da arquidiocese que participaram na celebração jubilar, pedindo-lhes que sejam “portadores da esperança”.

“Agora, [regressados a casa] sede portadores desta alegria e de esperança que nos convidou o Papa Leão XIV. Construamos a paz, que a amizade seja este caminho de paz, juntos no caminho de Páscoa para levar Jesus a todos e todos a Jesus”, apelou, segundo informação partilhada pela Arquidiocese de Braga.

Cerca de 1100 jovens da Arquidiocese de Braga participaram no Jubileu dos Jovens o que, segundo D. José Cordeiro, representa “uma renovação de compromisso”.

“Foram momentos únicos: a preparação, a própria celebração, a travessia da Porta Santa, a oração, o convívio, a amizade e também o cansaço que nos tornam mais fortes na fé”, recordou o arcebispo de Braga na mensagem aos que o acompanharam nesta experiência.

LJ

Jubileu: Departamento Nacional da Pastoral Juvenil elogia «alegria contagiante de uma geração que procura sentido»

Partilhar:
Scroll to Top