Portugal levou a Roma 11527 participantes



Viseu, 08 ago 2025 (Ecclesia) – Uma delegação de 300 jovens da diocese de Viseu participou no Jubileu dos Jovens, em Roma, e afirma hoje que a participação nos diversos momentos da semana “ficarão para sempre na memória e no coração de cada um”.
“Foram dias intensos de partilha, experiência, reflexão e convívio, que permitiram aos jovens renovar a sua fé, sentirem-se parte integrante e ativa da Igreja e ter esperança no futuro. Neste Jubileu sentimo-nos prontos a olhar e a escutar com a fé de Cristo, que reúne e une e que, certamente, vai ser contagiante nas várias paróquias da nossa Diocese”, realça o Padre Paulo Domingues, responsável pela Pastoral Juvenil na Diocese de Viseu, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O jovem Francisco Ferreira, natural da paróquia de Mangualde, que vai iniciar o estágio pastoral na diocese, destacou a experiência que foi participar no Jubileu.
“Fui desafiado a viver com um maior compromisso e verdade as minhas relações de amizade com o outro e a tomar opções de vida enraizadas em Jesus. Durante a semana que passou, onde nos foi dado a experimentar vivências culturais e também espirituais, sinto que os dois conceitos que melhor podem definir este Jubileu são o de encontro e o de espanto”, valoriza.
O participante dá ainda conta da “proximidade” com o seu grupo, onde encontrou pessoas que tinham participado na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023: “Senti uma experiência de encontro muito forte com o Senhor, principalmente quando visitámos o túmulo de São Pedro e também o túmulo de alguns dos seus sucessores, tais como o do Papa Bento XVI ou o do Papa Francisco”.
“Foi também um Jubileu do espanto e da surpresa devido às inúmeras ocasiões em que as dificuldades, por meio da esperança, deram lugar a momentos únicos e inesquecíveis para todo o grupo”, realça o jovem.
O encontro com o Papa Leão, durante a sua chegada a Tor Vergata, foi dos momentos enaltecidos pelos participantes: “Foi uma surpresa imensa quando reparamos que Ele se encontrava a passar mesmo à nossa frente, com um olhar terno que acolhia cada um no seu coração de Pai e Pastor”, recorda.
O responsável da Pastoral Juvenil da diocese de Viseu destaca as “frases simples, mas profundas” que o Papa dirigiu aos jovens, chamando-os a “viver e a colocar em prática o conteúdo da sua experiência de encontro com o Senhor neste Jubileu”.
“Com a peregrinação jubilar e a passagem pela Porta Santa, os jovens tiveram a oportunidade de receber a indulgência plenária, após rezarem pelas intenções do Santo Padre, abeirarem-se do Sacramento da Reconciliação e participarem da Eucaristia” destaca ainda o padre Paulo Domingues.
Portugal fez-se representar no Jubileu dos jovens, que decorreu de 28 de julho a 3 de agosto, em Roma, com 11527 participantes, entre 146 países.
O comunicado destaca ainda palavras de D. António Luciano, bispo de Viseu, que “acredita nos bons frutos desta peregrinação” e agradece “a todos a coragem de participar”, apelando a “que se deixem contagiar pela esperança, num mundo sedento de paz e amor”.
LS